'CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA'

Casa da Cultura Josephina Bento recebe exposição da artista Claudete Leão

Pinturas em óleo sobre tela podem ser vistas até o dia 30 de junho; saiba mais

Por O TEMPO


Publicado em 22 de junho de 2026 | 11:03
 
 
Mostra apresenta telas inspiradas em casarões antigos, estações ferroviárias, igrejas, montanhas e manifestações populares

Até o dia 30 de junho, os betinenses podem visitar a exposição "Construção da Memória", da artista mineira Claudete Leão. As obras estão na Casa da Cultura Josephina Bento e a entrada é gratuita.

O trabalho convida o público a refletir sobre a preservação da memória, da história e das paisagens que ajudam a construir a identidade cultural das cidades. A mostra apresenta telas inspiradas em casarões antigos, estações ferroviárias, igrejas, montanhas e manifestações populares, valorizando elementos que fazem parte do patrimônio afetivo e histórico de Minas Gerais.

Natural de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, Claudete Leão iniciou sua trajetória artística aos 12 anos, dedicando-se à pintura a óleo sobre tela. Ao longo dos anos, aprimorou sua técnica e incorporou à sua produção o uso da espátula, recurso que se tornou uma marca de seus trabalhos. 
 
A exposição propõe uma reflexão sobre a memória como um processo vivo, em constante construção e transformação. Por meio de suas telas, Claudete estabelece um diálogo entre arquitetura, paisagem e práticas sociais, ressaltando a importância da preservação histórica como responsabilidade coletiva.
 
Além de retratar referências do patrimônio cultural mineiro, a mostra reúne obras inspiradas em importantes pontos culturais e históricos de Betim, fortalecendo a conexão entre arte, memória e identidade local. As telas convidam o público a reconhecer elementos que fazem parte da história da cidade, promovendo uma aproximação entre o patrimônio betinense e a produção artística contemporânea.
 
As obras possuem audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso às informações e interpretações dos trabalhos apresentados. 
 
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 30 de junho.