LITERATURA

Tertúlia Literária abre inscrições para debate sobre obra de Valter Hugo Mãe

Encontro que será realizado na quinta-feira (25), às 18h, na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim

Por O TEMPO


Publicado em 22 de junho de 2026 | 13:10
 
 
Reuniões do Tertúlia Literária acontecem no período noturno e contam com a mediação de escritores, professores, pesquisadores e leitores convidados

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do projeto Tertúlia Literária, que será realizada na quinta-feira (25/6), às 18h, na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim. Gratuito, o encontro terá como tema o livro As Doenças do Brasil, do escritor angolano-português Valter Hugo Mãe. Os interessados devem se inscrever previamente por meio de formulário on-line.

Considerado um dos principais autores da literatura contemporânea em língua portuguesa, Valter Hugo Mãe nasceu em Angola e vive em Portugal desde a infância. Sua obra é marcada por uma escrita poética e reflexiva, que aborda temas ligados à condição humana, explorando sentimentos, memórias, afetos e conflitos presentes em diferentes realidades.

No livro que será discutido durante o encontro, o autor conduz o leitor por uma narrativa que reúne elementos como linguagem, espiritualidade, violência, natureza e memória. A obra propõe uma reflexão sobre aspectos da formação e da identidade brasileira, ao mesmo tempo em que dialoga com questões universais da experiência humana.

A atividade oferece aos participantes a oportunidade de compartilhar impressões sobre a leitura e aprofundar o debate em torno dos temas presentes na obra. A proposta do projeto é incentivar a troca de experiências entre leitores e promover o contato com diferentes expressões da literatura.

Sobre o projeto

Criado em Betim em 2014, o Tertúlia Literária surgiu a partir da participação de servidores da Biblioteca Pública Leonor Aguiar Batista em uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde então, promove encontros periódicos e itinerantes voltados ao público adulto.

As reuniões acontecem no período noturno e contam com a mediação de escritores, professores, pesquisadores e leitores convidados. A cada ano, o projeto define um tema central que orienta a seleção das obras debatidas, contemplando diferentes gêneros literários. Além de estimular a formação de leitores, a iniciativa também valoriza profissionais da leitura e autores locais, que participam da programação como mediadores ou convidados.