Faltam poucos dias para os foliões da cidade caírem na folia, e os preparativos para o pré-Carnaval Betim 2024, que acontece nos dias 3 e 4 de fevereiro, estão a todo vapor.
Assim como no ano passado, o evento vai acontecer em um circuito especial na Rua do Rosário, na região Central, e deverá atrair cerca de 9.000 pessoas por dia. Para garantir a segurança dessa multidão, a Guarda Municipal vai realizar um monitoramento ostensivo com cem efetivos distribuídos por todo o trajeto nos dois dias, além de instalar um posto de atendimento, fazer vigilância por videomonitoramento e rondas em pontos estratégicos de Betim.
As ações da Guarda serão reforçadas por outros agentes da Secretaria Adjunta de Segurança Pública e também da Polícia Militar, que terá equipes acompanhando a festa.
Outra medida adotada pela prefeitura para garantir uma folia segura foi a publicação do Decreto n° 44.945 em uma edição especial do “Órgão Oficial” do dia 23. O documento estipula o período de expediente do comércio local durante o evento, que deverá encerrar as atividades às 23h nos dias estabelecidos.
O decreto proíbe o porte, a posse, a distribuição e a comercialização de quaisquer bebidas em recipientes de vidro, além de petiscos acondicionados em espetos de madeira ou qualquer outro material perfurante. A norma proíbe ainda o uso de bancos, cadeiras e mesas de madeira ou de ferro durante o evento.
Todas as 13 vias que dão acesso à Rua do Rosário entre os números 339 e 1001 serão interditadas, com entrada de veículos permitida apenas para moradores que apresentarem comprovante de residência.
Neste ano, com o horário ampliado da festa, as interdições ocorrerão das 10h de sábado até a meia noite de domingo, e das 10h de domingo até a meia-noite de segunda (5).
Agentes da Transbetim e da Guarda Municipal vão controlar o acesso e a circulação nas vias do entorno para organizar o trânsito local.
Todas as alterações nos itinerários das linhas de ônibus que passam pela Rua do Rosário podem ser consultadas pelo aplicativo Clicabus.