RAIZ

Bar do Vitão apresenta o Mim Belisca e busca o bicampeonato no Betiquim 2025

Atual campeão aposta em um tira-gosto que resgata o boteco raiz, com jiló, sambiquira e farofinha de pé de galinha

Por Marcio Antunes


Publicado em 21 de agosto de 2025 | 16:00
 
 
Receita combina carnes tradicionais de estufa, batatas e pãozinho de sal em preparo lento no fogão a lenha

Pela segunda vez consecutiva na competição gastronômica, o Bar do Vitão chega ao Betiquim 2025 com o desafio de defender o título e conquistar o bicampeonato. A casa aposta no Mim Belisca, um prato que valoriza o autêntico boteco raiz, trazendo ingredientes tradicionais em uma combinação criativa.

O tira-gosto leva maçã de peito cozida com língua de boi e batatas, jiló com sambiquira e uma farofa inusitada feita com pé de galinha. O prato é acompanhado por pãozinho de sal, típico dos botecos mineiros.

Segundo o proprietário Victor Ângelo Gomes, a escolha foi dar protagonismo aos sabores de estufa, mas com um diferencial. “O Mim Belisca traz tudo de um boteco raiz. A receita tem jiló, tira-gosto tradicional de estufa; sambiquira, pãozinho, língua cozida, e maçã de peito, tudo feito lentamente no fogão a lenha. A gente preferiu colocar a sambiquira, ao invés do bacon, por ser mais raiz”, explica.

O destaque tem ficado por conta da farofinha de pé de galinha, criada pela própria casa. “A gente criou aqui mesmo a farofinha que vai com alho-poró, pimentão e a proteína do pé de galinha sem osso. O pessoal tem elogiado bastante”, completa Victor.

Além da gastronomia, a noite será animada ao som da moda de viola, com shows de Jair Sanfoneiro e João Praeiro, além de convidados especiais.

O Bar do Vitão está localizado na rua José de Sales Pinto, 359, bairro Bom Repouso, próximo ao antigo Caipirão do Lapinha.