Betim será representada na etapa Futures do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que ocorre desta quinta (5) até domingo (8) em Maricá, no Rio de Janeiro. A dupla Emanuely Pereira Cardoso, de 22 anos, e Quemile Vieira de Souza, 29, atletas do Viva o Esporte, vão ter a oportunidade de ganhar projeção no cenário internacional da modalidade.
A dupla betinense conquistou uma vaga no Futures pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputado em 12 etapas ao longo deste ano, sendo seis na categoria Aberto e duas na Challenger, além de quatro etapas no Top 16 (subcompetição dentro do Circuito que reúne as 16 melhores duplas).
Durante o torneio, Emanuely e Quemile conquistaram a prata na terceira etapa da categoria Aberto e o ouro na quinta. Os bons resultados no Aberto + Top 16 deixaram a dupla no 11º lugar geral da categoria. Já na Challenger, elas ficaram em décimo lugar geral.
O treinador de vôlei de praia do Viva o Esporte, Giuliano Sucupira, ressalta que a posição das duplas no ranking brasileiro do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia funciona como critério de desempate para a entrada delas no Circuito Mundial. “A soma de pontos da dupla na competição brasileira culminou nesta vaga. A ideia é começar a pontuar no Futures para que elas possam evoluir para a temporada de 2025, visando a um futuro promissor. O sonho é lutar por uma das vagas do Brasil para a disputa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028”, adianta o técnico.
Estreante na competição, Quemile destaca a dedicação da dupla nesta temporada para chegar à disputa internacional. “Trabalhamos duro desde o início do ano e poder finalizar a temporada participando de uma competição desse nível premia todo o nosso esforço. Estamos felizes e ansiosas para pisar na areia e sentir a energia do torneio”.
A veterana Emanuely demonstra grande expectativa pela projeção permitida pelo Futures. “Estamos muito felizes com essa oportunidade e por poder representar Betim em nível internacional. Nossas expectativas são as melhores possíveis, estamos confiantes e queremos fazer excelentes jogos e trocar experiências com duplas estrangeiras”.
Neste ano, o Circuito Mundial vai reunir duplas de países como Estados Unidos, França, Chile e Argentina.