TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
CONQUISTA

Federação de Capoeira Arte e Cultura será inaugurada na cidade neste domingo

Evento de lançamento será realizado no bairro Paulo Camilo, a partir das 14h

Por Cledemar Duarte

Publicado em 12 de julho de 2024 | 16:38

 
 
Idealizador da federação atua em projetos sociais de capoeira há mais de 30 anos Idealizador da federação atua em projetos sociais de capoeira há mais de 30 anos Foto: Federação Desportiva de Capoeira Arte e Cultura/Divulgação

Transformar vidas por meio da cultura e do esporte são alguns dos objetivos da capoeira. Para ampliar ainda mais as ações em Betim será inaugurada a Federação Desportiva de Capoeira Arte e Cultura de Minas Gerais, uma iniciativa que começou com o grão-mestre Adão, em 1991. A cerimônia de lançamento será realizada neste domingo (14), às 14h, no bairro Paulo Camilo (rua Santa Helena, 400). 

“Já trabalho com projetos sociais de capoeira há mais de 30 anos. Sempre utilizei a capoeira como transformadora social de vidas. Sou o idealizador da federação. O objetivo é unir forças e receber associações de Betim e cidades vizinhas. Hoje, temos ações aqui e na região”, pontuou o coordenador da Federação Desportiva de Capoeira Arte e Cultura de Minas Gerais, grão-mestre Adão.

Antes da mudança para federação, as ações da Capoeira Arte e Cultura contemplavam cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos de cinco bairros de Betim: Marimbá, Vianópolis, Brasileia, PTB e Cruzeiro. 

“Uma conquista muito grande pra nós. Há muitos anos o grão-mestre Adão tinha essa ideia de pensar em algo maior para a capoeira mineira. Unimos os nossos conhecimentos e a nossa força de vontade, contamos com o apoio de algumas pessoas e, graças a Deus, hoje temos a federação registrada”, celebrou o presidente da Federação Desportiva de Capoeira Arte e Cultura de Minas Gerais, mestre Pagé.