TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
34ª EDIÇÃO

Disputas dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) começam no sábado (31)

Cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (30), no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, às 13h

Por O TEMPO

Publicado em 26 de agosto de 2024 | 19:10

 
 
Cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) em 2023 Cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) em 2023 Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A competição escolar mais aguardada do ano está prestes a ter início. A 34ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB) começa nesta sexta-feira (30), e vai contar com uma cerimônia de abertura especial no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, marcada para às 13h. Já as disputas começam no sábado (31) e se encerram no dia 24 de novembro. Cerca de 6.500 alunos devem participar.

A solenidade terá a presença dos alunos das 75 escolas públicas e privadas inscritas no torneio. A cerimônia de abertura, inspirada nas olimpíadas, vai contar com o desfile de 750 estudantes, dez representantes de cada escola. Na sequência, haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e a de Betim, ao som do Hino Nacional Brasileiro. E, para encerrar, terá a entrada do fogo simbólico e o acendimento da pira olímpica, momento em que todos farão o juramento do estudante-atleta.

De acordo com a Prefeitura de Betim, os quase 6.500 alunos vão participar de mais de 700 jogos previstos para este ano, entre as modalidades individuais e coletivas, durante os quase três meses de competições. Para os estudantes inscritos, a prefeitura disponibilizará cerca de 48.000 vales-transporte e 21.000 lanches ao longo de toda a competição. 

A expectativa é que aproximadamente 20 mil pessoas marquem presença nos jogos ao longo dos dias, incluindo toda a comunidade escolar, familiares e amigos dos estudantes. 

As modalidades individuais deste ano incluem tênis de mesa, atletismo, xadrez, judô e taekwondo. Já as coletivas serão de basquete, futsal, handebol, voleibol de quadra, voleibol de praia e peteca. Para as paralímpicas terão atletismo e bocha.