TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
NOVIDADE

Betim Futebol vai virar SAF e ganhar estádio

Nova casa do Time da Cidade será construída no Alto das Flores e terá capacidade para receber cerca de 10 mil torcedores

Por Lisley Alvarenga

Publicado em 05 de agosto de 2024 | 21:34

 
 
Previsão é que as obras, custeadas por investidores locais, durem de 18 a 24 meses Previsão é que as obras, custeadas por investidores locais, durem de 18 a 24 meses Foto: Betim Futebol/Divulgação

Depois de conquistar o tão sonhado acesso à elite do futebol mineiro e erguer a taça do título do Módulo II, o Betim Futebol deixou claro nesta semana que tem outras duas grandes metas para 2025: iniciar a construção de um estádio próprio e se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O anúncio das propostas audaciosas foi feito, na segunda (5), pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido) em sua live semanal. O pronunciamento do gestor ocorreu ao lado de Heron Guimarães, pré-candidato à prefeitura que, no período em que esteve como secretário municipal de Gabinete no atual governo, conduziu, em parceria com o presidente do time, Fred Pacheco, as tratativas entre a prefeitura e o clube para viabilizar a implementação do estádio. 

Medioli frisou que a construção da nova casa do Betim Futebol se faz necessária, já que o clube betinense vai começar a disputar partidas com grandes times mineiros e poder receber, ao longo do campeonato, clubes como Atlético-MG, Cruzeiro e América. O prefeito avaliou que a Arena Vera Cruz, casa do time, possui um espaço com “estrutura acanhada”, o que a torna inviável para receber jogos de grande porte.

“O Betim Futebol está evoluindo para outra fase da sua vida, precisa de um estádio maior. Isso impõe, naturalmente, a necessidade também de analisar a formação de uma SAF, para que o time possa dar os próximos passos de maneira segura e sustentável. Em Betim, não apenas eu, mas outros empreendedores também estão interessados em aportar o capital necessário para construir o estádio e fazer com que o time comece, realmente, com um potencial de evolução muito alto”, declarou Medioli.

O presidente do Betim, Fred Pacheco, frisou também que a nova casa do Time da Cidade é de grande importância tanto para o crescimento do município quanto do Betim, que, atualmente, é o time mandante da Arena Vera Cruz. “Com essa construção, o clube terá condições de prospectar na disputa de competições nacionais e até internacionais, bem como aumentar nosso potencial financeiro”, disse o presidente do time.

Estrutura

O novo espaço esportivo do Betim Futebol ocupará um terreno de 55.768 m², cedido pelo Executivo municipal, localizado às margens da avenida Edmeia Matos Lazzarotti, no bairro Alto das Flores. Hoje, a área já abriga a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sítio Poções e, em breve, receberá ainda uma creche e uma escola de tempo integral. A previsão é que as obras do estádio, custeadas por 100% por investidores locais e com aporte de cerca de R$ 60 milhões, durem de 18 a 24 meses. 

O projeto arquitetônico é todo desenvolvido para garantir a acessibilidade e contará com 10 mil assentos para torcedores, onde serão instaladas quatro arquibancadas, sendo três grandes e uma de menor porte, inclusive com cadeiras cativas. A arena abrigará ainda tribuna de imprensa, oito camarotes, estacionamento com capacidade para cerca de mil vagas pra automóveis, além de espaço exclusivo para receber os ônibus dos times. A proposta é erguer no terreno do estádio um anfiteatro na área externa, destinado à realização de shows, apresentações teatrais e festivais, com capacidade para 3.500 pessoas. 

SAF

A transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) – instrumento legal que permite que clubes de futebol do Brasil se transformem em empresas, mudando, assim, seu modelo de gestão – parece está próximo de ser tornar realidade. Segundo o presidente do time betinense, Fred Pacheco, esse “é um caminho natural para prospectar investimento para os clubes”. 

“O único meio de se conseguir investimentos externos no futebol e acelerar o processo de crescimento dos clubes, hoje, é por meio de SAF. O Betim está se organizando para se transformar em uma sociedade, recebendo consultas de investidores, e alguns deles sinalizaram estar interessados em transformar o time em SAF. Esperamos trazer mais informações a respeito no próximo mês”, adiantou.

Bilheteria

Como contrapartida pela cessão do terreno público no Alto das Flores para que o Betim Futebol possa erguer a tão sonhada casa própria, o prefeito Vittorio Medioli declarou, em live transmitida na segunda (5), que a proposta do município para o time é que a prefeitura tenha direito a 5% da renda líquida de todas as partidas na nova arena. “O estádio não terá investimento da prefeitura, mas uma cessão de terreno que vai se transformar, depois, em retorno aos cofres municipais com o direito de bilheteria”, disse Medioli. 

O anúncio do prefeito com a proposta contou com a presença do pré-candidato ao Executivo municipal e ex-secretário municipal de Gabinete, Heron Guimarães, que sugeriu ainda na transmissão que essa renda, bem como um percentual de parte da exploração do estacionamento do novo espaço esportivo, sejam dirigidos ao Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), órgão responsável por conceder e pagar as aposentadorias e pensões aos servidores públicos. 

Para Heron, o novo estádio vai muito além de um simples espaço esportivo, se transfigurando futuramente em um polo de entretenimento, atração de turistas e de geração de empregos para Betim. “O novo estádio atrairá um novo perfil de investimento e renda para a cidade. Nos dias de jogo, há grande aumento do movimento de bares e de restaurantes que ficam no entorno desses espaços esportivos, o que fomenta, além do comércio, outros nichos do mercado, como rede hoteleira e até a venda dos ambulantes”, salientou Heron Guimarães. 

Presidente do Betim, Fred Pacheco frisou que a parceria entre o time e a prefeitura é fundamental para que o sonho de obra do estádio seja implementada. Conforme ele, as tratativas para viabilizar a doação do terreno público pela prefeitura estão ocorrendo desde a época em que Heron atuava como secretário de Gabinete, sendo, agora, necessário o aval da Câmara. “Já conseguimos essa parceria com o município, que nos informou que está elaborando um projeto de lei para autorizar a cessão da área. A proposta deve ser enviada em breve à Câmara. Para que o projeto seja viabilizado, precisaremos da aprovação dos vereadores”, disse Fred.

Arena Vera Cruz

Enquanto a obra do novo estádio do Betim Futebol não sai do papel, o time betinense anunciou que vai passar por melhorias para receber, a partir de janeiro de 2025, os primeiros jogos do Campeonato Mineiro. Nessa quinta-feira (8), representantes da Federação Mineira de Futebol (FMF) visitaram o centro esportivo, no bairro Açude, e estabeleceram adequações a serem implementadas pelo clube até dezembro deste ano.

Segundo o presidente do clube, Fred Pacheco, entre as melhorias estipuladas pela federação para serem efetivas pelo clube, estão a ampliação da arquibancada, que saltará sua capacidade de 1.500 para 3.000 pessoas, a reforma do vestiário, a revitalização do gramado e a adequação da iluminação, que receberá um sistema mais moderno, além de adequações no acesso ao estádio. “Trinta dias antes do começo do Campeonato Mineiro, precisamos apresentar para a federação os laudos do Crea-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Minas Gerais), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar”, informou o presidente do clube.

(Com Daniele Marzano e Iêva Tatiana)