Na noite desta quarta-feira (8/10), a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário do Industrial Atlético Clube Betim, que completa 100 anos de fundação em 2025. A cerimônia foi proposta pelo vereador Professor Alexandre Xeréu (PL) e teve como objetivo reconhecer a trajetória esportiva e a relevância histórica do clube na cidade.
A cerimônia reuniu autoridades municipais, ex-jogadores, familiares e moradores que acompanharam a entrega do diploma de Mérito Desportivo ao clube. O evento foi marcado por momentos de emoção e reconhecimento à história construída por gerações de desportistas que ajudaram a fortalecer o futebol amador em Betim.
Durante a solenidade, o autor da homenagem, vereador Professor Alexandre Xeréu (PL), destacou a importância do clube e o simbolismo de sua trajetória. “É uma das homenagens previstas aqui na Câmara. E quando eu vi que o Industrial estava completando 100 anos, mais antigo que Betim, eu não titubei e logo fiz a homenagem ao Industrial Atlético Clube, que tem tanta história e tanta alegria”, disse o vereador Professor Alexandre Xeréu.
O conselheiro e presidente de honra do clube, Valter Teixeira, relembrou sua longa trajetória junto ao time. “É muito importante pra cada um de nós, e muito importante também para a cidade. O Industrial é formado por pessoas nativas da cidade. Eu represento, talvez, o desportista mais longevo de Betim. Eu estou desde 1958 na beirada de campo: como torcedor, como jogador, treinador, dirigente do Industrial Atlético Clube. Então, isso faz com que a gente tenha conhecimento de tudo o que vem ocorrendo nesses últimos anos, de 1958 pra cá. E o Industrial sempre foi uma família, sempre foi uma entidade muito importante para os betinenses e de maior representatividade dentro do esporte”, afirmou Valter Teixeira.
O presidente do Industrial, Renato Silva, também falou sobre o marco histórico e a continuidade das atividades do clube. “São 100 anos de atividades, sem interrupção, disputando campeonatos todo ano. Nunca deixamos de existir. Não começamos, paramos, ficamos 10, 30 anos parados e depois voltamos. Não! São 100 anos ininterruptos de existência e continuidade. E que venham mais 100, mais 200, mais 300… e assim por diante”, destacou o presidente Renato Silva.
Fundado em 1925, ainda antes da emancipação do município — que ocorreu em 1938 — o Industrial Atlético Clube Betim teve origem como Esport Club Capella Nova. Em 1929, passou a se chamar Capella Nova Futebol Club, até adotar o nome atual, Industrial Atlético Clube, em 1934.
Ao longo das décadas, o clube se consolidou como referência no futebol local, além de ter promovido atividades culturais e sociais. Em sua antiga sede, no Centro da cidade, eram realizados bailes, festas de Carnaval e celebrações de Ano-Novo, eventos que se tornaram parte da memória coletiva de Betim.