Luciano ainda volta a subir no tatame na competição para disputar a medalha na modalidade Kumite (luta)
Foto: Verônica Afonso de Souza/Divulgação
Luciano ainda volta a subir no tatame na competição para disputar a medalha na modalidade Kumite (luta)
Foto: Verônica Afonso de Souza/Divulgação
O betinense Luciano Ryu subiu ao pódio ao conquistar o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê, na modalidade Kata, enfrentando uma categoria com 39 atletas de altíssimo nível de vários estados. A competição nacional está sendo realizada em Fortaleza, no Ceará.
A luta foi intensa do início ao fim, mas Luciano conseguiu se destacar com técnica e constância. “A disputa foi pesada, mas consegui apresentar meu melhor”, disse o atleta.
A conquista tem sabor especial: Luciano voltou às competições há menos de um ano, depois de quase uma década longe dos torneios. Seu último campeonato oficial havia sido em 2015. “Tive evolução rápida, impulsionada, sobretudo, pelo trabalho físico e técnico que realizei no último mês com o Sensei Kim, no CT Fênxix. Esse período foi decisivo”, contou o atleta.
Com o desempenho, Luciano garantiu também uma vaga no Mundial, que será disputado na Ilha de Malta, em março de 2026. Antes disso, ainda volta ao tatame nesta competição para brigar por medalha na modalidade Kumite (luta). “Quero o primeiro lugar. Continuarei buscando”, destacou.
Apesar do desejo de chegar ao topo, Luciano comemora a medalha de terceiro lugar com orgulho. “Fiquei muito feliz por subir ao pódio diante de atletas tão fortes. Essa conquista tem enorme valor para mim”, disse, dedicando o resultado aos amigos e apoiadores. “Só foi possível porque muitas pessoas acreditam no meu sonho e no meu potencial”, finalizou.