Eduardo Gomes Martins da Silva venceu o ranking 2025 de jiu-jítsu na categoria infantil e se prepara para disputar o campeonato europeu
Foto: Agência phoToLand/Divulgação
Eduardo Gomes Martins da Silva venceu o ranking 2025 de jiu-jítsu na categoria infantil e se prepara para disputar o campeonato europeu
Foto: Agência phoToLand/Divulgação
O atleta betinense de jiu-jítsu Eduardo Gomes Martins da Silva, o Dudu, de 10 anos, venceu o ranking 2025 da modalidade e conquistou uma passagem aérea para o Europeu Kids da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) 2026, uma das maiores competições do mundo para sua faixa etária. O evento será realizado em Odivelas, Portugal, nos dias 22 e 23 de janeiro.
O aluno da equipe Checkmat Betim disputou intensamente o topo da tabela entre os três melhores da temporada, competindo com jovens de até 15 anos. Eduardo garantiu o título com 408 pontos, somados em cinco etapas. A vitória veio pelos critérios de desempate, ao conquistar um cinturão de vantagem.
Eduardo conta que está muito feliz com o resultado. “Treinei e batalhei muito por isso. Com o apoio da minha família e as instruções dos meus mestres, o resultado veio”, comemora o jovem atleta. Ele também revela que está em busca de patrocínios para seguir evoluindo na modalidade.
Agora, Dudu se prepara para um desafio ainda maior. “Acredito no meu potencial, no meu mestre, e estou muito confiante para trazer o ouro para Betim”, afirma o jiu-jiteiro.
O professor de jiu-jítsu Uendel Jorge de Jesus Oliveira, o Bbzão, destaca o desempenho da equipe. Segundo ele, entre os sete primeiros colocados do ranking, cinco são alunos da Checkmat. “É muito gratificante! Foi com muito trabalho, empenho e treinos intensos que conquistamos essa vaga. Disputas difíceis, mas que deram certo!”, celebra.
Dudu conta com a ajuda de todos para conseguir viajar e custear hospedagem, alimentação e as despesas do responsável legal. Para isso, foi criada uma rifa solidária, no valor de R$ 5, que sorteará R$ 1.000 e uma air fryer.
A atleta Yasmin Gomes Martins, irmã de Eduardo, ficou na quarta colocação geral e foi a primeira colocada entre as meninas do ranking. Ela também busca apoio para viajar ao Europeu Kids IBJJF 2026.
Para ajudar Eduardo e Yasmin, acesse: rifa-73864.web.app/share/neoMcJMk0oppZwm5iKcl