Celeiro de talentos em diversas modalidades esportivas, o Viva o Esporte ganhou mais um grande reforço para a temporada de 2025. Sara Ico, de 14 anos, é a nova atleta da equipe de vôlei de praia do programa betinense. A jovem iniciou os treinamentos na cidade, no início do mês de fevereiro, e já conquistou a primeira medalha: o ouro na etapa do Circuito Mineiro, disputado no último dia 15, em Ipatinga.
Como destaca o técnico da equipe de vôlei de praia, Giuliano Sucupira, o vôlei de praia do Viva o Esporte é reconhecido nacionalmente. A cidade já revelou nomes como o da Ana Patrícia, campeã olímpica, que teve uma passagem importante por Betim. Além dela, Manu e Quemile também despontaram recentemente no cenário da modalidade e conquistaram títulos importantes.
“Em um curso que ministrei em Rio Branco, no Acre, a convite da federação de vôlei, tive a oportunidade de conhecer a Sara e os pais. Eles já conheciam o Viva o Esporte. Detectamos um potencial e um talento para o voleibol de praia, e surgiu o convite para que ela se mudasse pra Betim com a família ”, disse Sucupira.
A oportunidade de integrar a equipe do Viva o Esporte representa a continuidade de um sonho, como destaca Sara. “É a primeira vez que viajo para outro Estado para treinar. Os treinamentos têm sido muito bons, estão me ajudando a melhorar. Meu sonho é chegar às Olimpíadas e poder representar o Brasil”, afirmou.
Quando questionada sobre as referências no vôlei, o primeiro nome é de uma atleta que faz parte da equipe betinense. “Eu me inspiro muito na Quemile, que é referência para muitos atletas do Acre, além da Duda e da Ana Patrícia também”, completou.
Para os pais de Sara, investir na realização da filha não tem preço. “Eu acho que sonhos não tem limites. Pelo sonho dela a gente tem que fazer de tudo. Ela vai treinar com uma pessoa que é referência, o Giuliano Sucupira. Eu pesquisei sobre a cidade de Betim e o projeto. Acredito que, quando o governo e a estrutura política apoiam o esporte, isso contribui com jovens que precisam de uma oportunidade”, ressaltou a mãe de Sara Ico, Aida Correia.
Ico Silva, pai de Sara e técnico de futebol, reconhece a importância do esporte na vida dos jovens. “Nós temos que incentivar os nossos filhos ao esporte, pois ele é muito importante para a educação também. Sobre a cidade de Betim, o povo é muito agradável e acolhedor. Estamos muito satisfeitos por estarmos aqui”, destacou.
Investimento no esporte
"O sucesso do Viva o Esporte na formação de talentos é o resultado de investimentos que abrangem a competência técnica e a dedicação dos profissionais que atuam no programa; o suporte psicológico concedido aos atletas; a compra de materiais e equipamentos; as melhorias de infraestrutura realizadas", frisou o secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão.