Membros da Associação dos Ciclistas de Betim, criada no fim de 2024, promoveram, no dia 16 de fevereiro, uma ação de revitalização da trilha de moutain bike na região do Várzea das Flores. De acordo com integrantes do grupo, o intuito é promover atividades semelhantes durante o ano.
“Existem várias trilhas antigas na região do Várzea das Flores, que são propícias para a prática de esportes de montanha e aventura, como é o caso do mountain bike. São trilhas que foram degradadas com o tempo e por ações antrópicas. A gente começou a fazer a recuperação para deixar ela apta para a prática esportiva e diminuir o risco de acidentes”, destacou o coordenador de trilhas da Associação dos Ciclistas de Betim, Guilherme Haruo.
“O esporte que tem contato com a natureza é uma ótima ferramenta para a preservação ambiental”, completou.
De acordo com o diretor operacional da Associação dos Ciclistas de Betim, Everson Costa, o objetivo é promover outras ações na cidade, como as ciclovias. “Como ressaltou o Haruo, além de atuar à frente das trilhas, nossa ideia é atuar em diversos projetos, como é o caso da ampliação das ciclovias. Estamos conversando com a prefeitura para fazer um projeto de educação no trânsito e melhorar o trânsito para todos”, disse Costa.
O ciclista e entregador por aplicativo, Max Henrique, aprova as propostas da associação betinense. “É muito importante que a cidade tenha essa associação. Quanto mais benefícios pra nós, é bom para todos também”, frisou.
Para conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação dos Ciclistas de Betim e se tornar um associado, os praticantes devem acessar o instagram oficial (@ciclismo.acb).