TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
AUTOCUIDADO

No Mês da Mulher, curso gratuito de autodefesa amplia segurança e controle emocional

Treinamento oferecido pelo programa Viva o Esporte ensina técnicas práticas para mulheres se protegerem de agressões

Por O TEMPO

Publicado em 14 de março de 2025 | 12:00

 
 
Aulas acontecem às sextas-feiras, às 18h30 e 19h30, no Galpão da Ginástica Artística, no bairro Angola Aulas acontecem às sextas-feiras, às 18h30 e 19h30, no Galpão da Ginástica Artística, no bairro Angola Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação

Em celebração ao Mês da Mulher, o programa Viva o Esporte segue com inscrições abertas para o curso gratuito de autodefesa feminina em Betim. A iniciativa, que começou como projeto piloto em 2024, agora integra o cronograma fixo de atividades do programa, dentro da modalidade de artes marciais. As aulas acontecem às sextas-feiras, às 18h30 e 19h30, no Galpão da Ginástica Artística, no bairro Angola.

O treinamento é voltado para mulheres a partir de 12 anos e aborda desde noções de postura e percepção de ambiente até estratégias de escape e defesa contra agressões. “Trabalhamos técnicas práticas para situações reais de risco, como golpes eficazes, defesa contra agarrões e imobilizações, além do uso de objetos do dia a dia como ferramentas de proteção. O objetivo é garantir que, em uma situação de perigo, a mulher tenha mais recursos para agir com rapidez e eficiência”, explica a coordenadora da Secretaria Municipal de Esportes, Érika Brant.

Para se inscrever, basta comparecer ao local das aulas com documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Para maiores de 18 anos, pessoas com deficiência ou que tenham transtornos e síndromes, é necessário atestado médico. Menores de idade devem estar acompanhadas de um responsável. Além das aulas práticas, o curso também oferece palestras preventivas ministradas por agentes da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Municipal.