O Betim Futebol foi um dos clubes brasileiros que se manifestou sobre o caso de racismo ocorrido na vitória por 3 a 0 do Palmeiras contra o Cerro Porteño, no Paraguai, na noite da última quinta-feira (6 de março), pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que organiza a Libertadores sub-20. Figueiredo e Luighi, jogadores da base alviverde, foram vítimas de gestos discriminatórios e violentos da torcida adversária.
No momento em que os atletas estavam na beira do gramado, aos 36 minutos do segundo tempo da partida, um homem foi flagrado pela transmissão do jogo imitando um macaco em direção a Figueiredo.
Em postagem publicada no Instagram, nessa quinta (6 de março), o Betim Futebol prestou solidariedade ao atleta Luighi e afirmou que o ato foi "covarde e repugnante". O time betinense declarou ainda que casos como esse seguem "sendo rotina e sinônimo de impunidade em nosso continente". "Injúria racial é crime! O Time da Cidade está com você, garoto! Força, Luighi!", declarou o clube na postagem.