TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
SUFOCO

Atleta de Betim denuncia abandono de clube de futebol da Turquia

Jessica Beiral usou as redes sociais pra relatar dificuldades que vem enfrentando por conta de salários atrasados e falta de assistência

Por Iêva Tatiana

Publicado em 20 de abril de 2025 | 13:07

 
 
Jessica Beiral está na Turquia desde janeiro deste ano Jessica Beiral está na Turquia desde janeiro deste ano Foto: Divulgação

A jogadora de futebol Jessica Beiral, de 34 anos, viu o seu sonho se transformar em um pesadelo. A atleta de Betim embarcou para a Turquia em janeiro último para vestir a camisa do Golbasi, em Ancara, a capital do país. O que era pra ser uma grande oportunidade profissional - inclusive, com a melhor remuneração da carreira - virou um caos.

“Cheguei cheia de expectativas para somar ao elenco e viver uma nova experiência fora do Brasil. No começo, tudo parecia certo, mas logo surgiram problemas estruturais e administrativos no clube: falta de pagamento, promessas não cumpridas e dificuldades básicas no dia a dia, como alimentação e moradia”, relatou.

A mais de 10 mil km de casa, sem dinheiro e se alimentando de pão e macarrão há dias, a jogadora resolveu utilizar suas redes sociais nesse sábado (19 de abril) para denunciar a precariedade em que está vivendo no país transcontinental (localizado na Ásia e na Europa). 

“Tentei seguir firme, mas a situação se agravou e ficou insustentável. Com o apoio da minha família e de pessoas próximas, decidi expor a situação porque não aconteceu somente comigo. Sei que acontece com muitas meninas, mas o medo não deixa elas exporem”, desabafou Beiral em entrevista ao O Tempo Betim na tarde deste domingo (20 de abril).

Repercussão

Em um post que viralizou, a jogadora contou que aguardava há dez dias pelos salários atrasados e pela passagem de volta para o Brasil. “Não tenho respostas da diretoria, estou isolada, mal tenho o que comer e estou enfrentando situações que nunca imaginei viver”, disse. “Minha mente está muito abalada. Já não sei mais o que fazer para sair desse lugar. Eles acabaram com meus sonhos, com a minha esperança… e com a minha paz”, completou.

Sensibilizados, amigos de Beiral começaram a se movimentar do lado de cá para ajudá-la e criaram uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para a compra das passagens aéreas, cujos valores giram em torno de R$ 7.000 a R$ 9.000. 

A história relatada pela atleta de Betim repercutiu entre veículos especializados na cobertura esportiva, bem como nas redes sociais, e chegou à embaixada brasileira na Turquia. Neste domingo, a atleta usou sua página no Instagram novamente para informar que foi procurada pelo presidente do clube com a promessa de receber a passagem de volta e parte do pagamento nesta segunda-feira (21 de abril) e o restante dos salários atrasados em dez dias.

“No entanto, como promessas semelhantes vêm sendo feitas há meses, vou aguardar até amanhã para ver se ele realmente cumpre”, ponderou. 

Na entrevista concedida ao O Tempo Betim, a jogadora, que soma passagens pelo Betim Futebol, América-MG, Atlético-MG, Ipatinga (MG), Vitória (BA), Mixto (MT), Israel União (RN) e Rio Preto (SP), falou o que pretende fazer quando retornar à sua terra natal. “Quero um tempo pra mim. Preciso colocar minha cabeça no lugar e assimilar tudo o que aconteceu. Isso me trouxe sérios problemas pessoais. Então, no momento em que eu chegar, quero um tempo, sabe?”.