TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
MOVIMENTO COLETIVO

"Corre, Caramelo" conquista adeptos e transforma noites de quarta em movimento por saúde e inclusão

Criado por dois amigos, iniciativa já reúne mais de 200 corredores e busca apoio para ampliar estrutura do projeto

Por Marcio Antunes
Publicado em 14 de maio de 2025 | 15:56
 
 
Projeto é gratuito e inclusivo busca parcerias com educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e clínicas médicas

Foi numa quarta-feira, em 28 de agosto de 2024, Dia do Voluntariado no Brasil, que um grupo com apenas 12 pessoas deu início ao que hoje já é um dos movimentos mais populares de corrida em Betim: o “Corre, Caramelo”. Criado pelo empresário betinense Pedro Henrique Gurgel, com apoio do amigo, o policial militar Silvio Henrique, o grupo leva mais de 200 pessoas semanalmente para correr pelas ruas da cidade, sempre a partir de um novo ponto de largada.

“O nome foi em virtude do nosso símbolo nacional, o cachorro caramelo. Toda vez que saímos sempre encontramos com alguns pelas ruas. A gente pensou em ter um mascote, um animal de rua como referência. Foi então que chegamos até ele que deu nome ao nosso movimento”, explica Gurgel. 

O projeto é gratuito e inclusivo, mas para continuar crescendo, busca parcerias com educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e clínicas médicas. “Tem muita gente que chega querendo mudar de vida, mas não sabe por onde começar. Por isso, procuro profissionais que possam ajudar nos alongamentos, orientações e, agora, estamos montando uma assessoria com planilhas de treino para quem quiser melhorar seu desempenho e sua saúde”, explica o idealizador. 

Histórias que motivam 

Foi exatamente essa motivação que impactou vidas como a da correspondente bancária Silvânia Pessoa. “Comecei a correr há quase 2 meses. Por convite da minha sobrinha,  que já corria há algum tempo. E, sem ela saber, porque eu quase não tinha contato com ela, eu estava passando por um momento ruim, uma crise de ansiedade que estava me consumindo,  noites sem dormir  etc. Aceitei o convite, e fui. Quase morri no primeiro dia. Achei que não aguentaria. E estou firme e muito melhor. Graças a Deus.” 

Já a atendente Elizabeth Silva se inspirou ao ver o próprio Gurgel correndo. “Nunca tinha feito exercício nenhum. Iniciei o processo em fevereiro. Eu não consigo ir toda quarta pois na maioria trabalho a noite. Mas faço no bairro mesmo. Estava acima do peso”, comemora, contando que já emagreceu 16 kg depois que passou a correr. 

Nesta quarta-feira (14 de maio), o grupo vai se reunir na praça Santa Inês, no bairro Guarujá, próximo à Escola Estadual João Paulo I. A concentração está marcada para às 20h, com saída para o percurso às 20h30. 

Informações pelos contatos: (31) 99641-2610 e correcaramelopag@gmail.com