A Federação Mineira Desportiva dos Surdos foi uma das que se destacaram no Campeonato Brasileiro Caixa de Futsal de Surdos 2025, realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 1º e 3 de maio. Entre os surdoatletas mineiros um representante betinense despontou: Endrick Rafael, de 24 anos.
Aluno da escolinha de futebol da Associação do Surdo de Betim, o jogador contribuiu com a vitória da equipe mineira, que se sagrou bicampeã na categoria Masculino ao vencer o time da Federação Maranhense Desportiva dos Surdos por 2 a 1 no terceiro dia de jogos.
Segundo a associação betinense, a conquista representa não apenas um marco esportivo, mas “uma grande inspiração para a comunidade surda e para todos os jovens atletas que sonham em alcançar grandes feitos no esporte”.
Realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o campeonato reuniu 23 equipes de 13 Estados: cinco da categoria Feminino, 12 da Masculino e seis da Master.
“Fizemos um grande evento e devemos isso aos surdoatletas, que estão se dedicando cada vez mais ao esporte - graças ao Bolsa Atleta e também às associações e às federações parceiras da CBDS. Também agradecemos à Caixa e ao governo federal pelo patrocínio, além da Prefeitura de Fortaleza e da Federação do Ceará pelo apoio. Viva o surdodesporto do Brasil”, destacou a presidente da CBDS, Diana Kyosen.