TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
DESTAQUES

Atletas do Viva o Esporte participam do Meeting Paralímpico Loterias Caixa

Competição ocorre neste fim de semana em Goiânia; já outra equipe representará a cidade no Torneio Pró-índice, que acontecerá em BH, neste sábado (17)

Por O TEMPO
Publicado em 16 de maio de 2025 | 15:50
 
 
Alan Patrick Claudino, Bruno Thiago Santana, Diego Pereira de Jesus, João Pedro Tomaz Siqueira de Oliveira e Lorena Vitória Alves de Souza competirão nas provas de salto em distância

Cinco atletas de Betim estarão em Goiânia (GO), nesta sexta-feira (16 de maio) e no sábado (17 de maio), para participar do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Os atletas Alan Patrick Claudino, Bruno Thiago Santana, Diego Pereira de Jesus, João Pedro Tomaz Siqueira de Oliveira e Lorena Vitória Alves de Souza competirão nas provas de salto em distância e nas distâncias de 200, 400, 800 e 1.500 metros rasos. A competição reúne atletas com deficiências físicas e visuais, abrangendo desde a base até o alto rendimento.

Os resultados obtidos serão computados no ranking do CPB. Além de poderem conquistar medalhas de ouro, prata ou bronze, os atletas que se destacarem terão a chance de ser contemplados com o Bolsa Atleta, um benefício do governo federal que oferece apoio financeiro por um ano. Essa classificação também será decisiva para a definição dos atletas que representarão o Brasil nos próximos Jogos Paralímpicos, previstos para 2028 em Los Angeles (EUA).

Torneio Pró-índice

No sábado (17), 18 atletas do Programa Viva o Esporte, com idades variando de 12 a 55 anos, também estarão em ação no Torneio Pró-índice, que acontecerá em Belo Horizonte. A competição, organizada pela Federação Mineira de Atletismo, será realizada no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Os atletas betinenses disputarão provas de 100, 200 e 800 metros rasos, além de lançamentos de dardo e disco, arremesso de peso e salto em distância. As provas serão realizadas em uma pista oficial e seguirão as regras da modalidade.

Ao fim do torneio, os três primeiros colocados de cada prova serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Para o professor de atletismo do PVE, Ricardo Santos, essa competição será uma experiência valiosa para os atletas.

 “O Pró-índice é disputado em uma pista oficial, utilizando as regras oficiais da modalidade, com atletas de clubes tradicionais do atletismo como a Usipa, Clã Delfos, Praia Clube, entre outros. As experiências vividas ali irão proporcionar melhorias importantes na performance dos atletas betinenses”, destacou o professor.