Estreantes em uma competição internacional, Emanuelly Pereira e Quemile Souza, atletas do vôlei de praia do Programa Viva o Esporte, conquistaram um feito inédito: a classificação direta para o Torneio Principal do Futures de Qingdao, na China, que integra o circuito mundial da modalidade, promovido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Com o resultado, elas alcançam o ranking 9 da competição e já entram no torneio como uma das 16 equipes diretamente classificadas para a fase principal, sem precisar disputar o qualifying — etapa preliminar que reúne outras 12 duplas brigando por apenas quatro vagas.
“Em primeiro lugar, temos que compreender que o circuito mundial é muito difícil de conseguir entrar, e a gente já vem há um tempo batalhando. Conseguimos entrar em Maricá, no ano passado, aqui no Brasil, saímos da lista de reserva, fomos para o torneio Qualifying, chegamos ao pódio em terceiro lugar, e isso, graças aos resultados do Campeonato Brasileiro, colocou a gente na frente de algumas equipes que também pleiteavam a vaga. Com o time evoluindo, investindo, trabalhando duro, resolvemos nos inscrever em duas etapas do circuito mundial na China”, relembra o técnico Giuliano Sucupira.
“Estamos disputando o Futures, que, embora represente uma pontuação um pouco mais baixa, nos ajudará a pontuar para conseguirmos jogar o Challenge e o Elite no futuro, visando às olimpíadas em 2028, sempre com o apoio do Projeto Viva o Esporte. Fomos agraciados com essa vaga no torneio principal para a etapa de Qingdao. Vamos jogar duas etapas e, nessa primeira, já estamos garantidos no torneio principal. Agora é buscar a medalha pra Betim e pro Brasil”, completa Sucupira.
Quemile também comentou o feito da dupla: “Estou muito feliz. É uma conquista muito importante para o nosso time. Será nossa primeira vez disputando um mundial fora do país. Minhas expectativas são as melhores e, sem dúvidas, vamos lutar para trazer bons resultados e medalhas para o Viva o Esporte e para o nosso país”, frisou a atleta.
O Projeto Viva o Esporte promove o acesso gratuito a atividades físicas, esportivas, recreativas e de lazer a diversas comunidades da cidade. A iniciativa atende crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida.
"É uma grande satisfação ver atletas da nossa cidade participando de uma etapa do Mundial de Vôlei de Praia. Fizemos um replanejamento para viabilizar essa participação, com o apoio e a sensibilidade do nosso prefeito, que entendeu a importância do momento. Essa competição não estava no nosso calendário de competição inicial, mas os resultados expressivos da nossa dupla em nível nacional mostraram que essa era uma oportunidade que não poderíamos deixar passar. Estamos valorizando nossos atletas e reconhecendo também o trabalho sério da comissão técnica", salientou o secretário de Esportes de Betim, Welinton Abreu, o Sapão.