A terceira e última etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, disputada nesse domingo (25 de maio) em Mariana, na região Central de Minas Gerais, teve um saldo positivo para os atletas do Programa Viva o Esporte: 16 medalhas, sendo oito de ouro, seis de prata e duas de bronze.
Outro feito importante foi a classificação de 14 integrantes da delegação betinense para o Campeonato Brasileiro e para a Copa do Brasil de Taekwondo.
A competição reuniu atletas de todo o Estado e teve a participação de 20 esportistas do Viva o Esporte em duas categorias: Poomsae (demonstração técnica) e Kiorugui (luta tradicional). A equipe foi composta por sete mulheres e 13 homens com idades entre 12 e 23 anos.
"Essa conquista é fruto do projeto liderado com excelência pela nossa equipe técnica comandada pelo Ralph Eufrásio e pelo grão-mestre Lelis. Juntos, eles têm formado atletas e cidadãos por meio da disciplina, do respeito e da superação que o taekwondo ensina", ressalta o secretário municipal de Esportes, Welinton Abreu, o Sapão. "A Secretaria de Esporte de Betim tem sido protagonista nesse processo. O investimento contínuo da pasta em projetos sociais e esportivos tem proporcionado oportunidades reais de transformação na vida de crianças e jovens em nossa cidade. O esporte não é apenas competição, é inclusão, educação e futuro", acrescenta Sapão.
Antes das competições nacionais, os atletas ainda têm outro desafio pela frente: o Open Regional Sudeste, que acontece em julho, em Sete Lagoas, também na região Central de Minas.
Confira os atletas do Viva o Esporte que foram medalhistas no campeonato mineiro:
Medalha de ouro
– Maria Fernanda – adulto até 49 kg
– Eduardo Costa – sub-21 até 63 kg
– Mateus Corrêa – cadete até 53 kg
– Victor Augusto – sub-21 até 68 kg
– Karollyne Victoria – cadete até 51 kg
– Fellipe Lorenzo – cadete até 57 kg
– Ana Júlia – Poomsae juvenil
– Rafael Oliveira – juvenil até 59 kg
Medalha de prata
– Rafael Henrique – juvenil até 59 kg
– Camile Yasmin – juvenil até 55 kg
– Lorena Santos – juvenil até 46 kg
– Amanda Sousa – juvenil até 59 kg
– Julia Mikaela – Poomsae adulto
– Pedro Henrique – juvenil até 78 kg
Medalha de bronze
– Heitor Xavier – cadete até 49 kg
– Rafael H. Costa – juvenil até 63 kg