TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
DENTRO DE QUADRA

Copa América de Vôlei: seleção brasileira chega com sotaque mineiro à disputa em Betim

Comandado por Fabiano Magoo, do Praia Clube, grupo reúne talentos de diferentes categorias e jogadores que atuam em Minas Gerais; veja a lista completa

Por Frederico Teixeira

Publicado em 24 de junho de 2025 | 12:59

 
 
Jogadores da seleção brasileira posam para foto após treino físico já em Betim
Jogadores da seleção brasileira posam para foto após treino físico já em Betim Foto: Instagram @fabricactbetim/Reprodução

Na corrida pelo título da Copa América de Vôlei, que começa nesta quarta-feira (25) em Betim, a seleção brasileira masculina entra em quadra com uma mescla de juventude e bagagem internacional. O elenco, que reúne nomes das seleções sub-23, sub-26 e principal, tem também uma forte conexão com Minas Gerais, tanto no comando técnico quanto entre os atletas.

À frente do time está o treinador Fabiano Magoo, do Praia Clube, que destacou o trabalho realizado nas últimas três semanas de treinos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), como fator decisivo para o entrosamento e desempenho da equipe. A torcida mineira, por sua vez, terá bons motivos para comparecer ao Ginásio Divino Braga, já que o grupo conta com jogadores que atuam em clubes do estado — reforçando o vínculo entre o time e o cenário local do voleibol.

"Nossa preparação foi intensa. Unificamos as seleções para essa competição e tem sido uma experiência muito bacana. Temos nomes que fizeram uma grande Superliga e estão tendo essa oportunidade de jogar as competições representando o Brasil. Esperamos vocês em Betim, ajudando e torcendo por nós”, afirmou Magoo.

Dos 14 relacionados para a competição, metade estava na lista inicial de 30 inscritos pelo técnico Bernardinho para a VNL: o levantador Bieler, os ponteiros Paulo e Léo Lukas, o oposto Sabino e os centrais Pietro, Geovane e Pedrosa.

Completam a lista o levantador Gustavo Cardoso, o central Witallo Juan, o oposto Samuel, os ponteiros Gabriel e Gui Amorim e os líberos Luiz Ricardo e Matheus Pássaro (veja quadro completo ao final da matéria). 

Os mais experientes do grupo são os centrais Pietro e Geovane, de 24 anos. Já os mais novos são o oposto Paulo e o líbero Mateus Pássaro, de 20 anos. 

Os representantes do voleibol mineiro são o oposto Samuel e o ponteiro Paulo, do Minas, e o central Pietro, do Praia Clube, que devem contar com 'força extra' nas arquibancadas do Divino Braga.

A última vez que a seleção brasileira jogou em Betim foi em 2004. Já a competição mais recente na cidade foi o Mundial de Clubes, em 2022.

A disputa da Copa América também servirá como preparação da seleção brasileira para a Universiad, que será realizada em Berlim, com a seleção sub-26, e para o Pan-Americano Junior, no Paraguai, com a seleção sub-23.

Elenco do Brasil na competição:
Levantadores
Gustavo Cardoso (22 anos, 1,90m) - São José 
Bieler (22 anos, 1,85m) - Suzano

Opostos
Sabino (23 anos, 2,02m) - Suzano
Samuel (20 anos, 2,03m) - Minas

Centrais
Pietro (24 anos, 2,04m) - Praia Clube
Geovane (24 anos, 2,10m) - Guarulhos
Pedrosa (22 anos, 2,07m) - Suzano
Witallo Juan (21 anos, 2,04m) - Vôlei Renata

Ponteiros
Paulo (23 anos, 1,98m) - Minas
Gabriel (22 anos, 2m) - Suzano
Gui Amorim (21 anos, 1,96m) - Joinville
Léo Lukas (22 anos, 2m) - Guarulhos

Líberos
Luiz Ricardo (23 anos, 1,85m) - Suzano 
Mateus Pássaro (20 anos, 1,79m) - Sesi

TABELAS DE JOGOS DO TORNEIO MASCULINO
Quarta-feira, 25 de junho
17h Chile x Peru
20h Brasil x Venezuela

Quinta-feira, 26 de junho
17h Argentina x Venezuela 
20h Brasil x Peru

Sexta-feira, 27 de junho
15h Argentina x Chile
18h Peru x Venezuela

Sábado, 28 de junho
13h Argentina x Peru
16h Brasil x Chile

Domingo, 29 de junho
13h Chile x Venezuela
16h Brasil x Argentina

TRANSMISSÃO ESPECIAL
A Copa América de vôlei 2025 será disputada no Ginásio Divino Braga, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, entre os dias 25 e 29 de junho, com os jogos do torneio masculino, e de 2 a 6 de julho, com os jogos do torneio feminino.

Cinco seleções participam da competição: Brasil, Argentina, Chile, Peru e Venezuela. A disputa será realizada no formato de pontos corridos, em turno único, com todas as equipes se enfrentando entre si. Ao todo, serão dez jogos por categoria, com destaque para o clássico entre Brasil x Argentina, que encerrará a fase final em ambas as competições.

Os fãs de vôlei poderão acompanhar ao vivo todas as partidas da competição nos canais do YouTube de O TEMPO e O TEMPO Sports. Além disso, O TEMPO vai proporcionar uma cobertura completa em seu portal (otempo.com.br/sports), na edição impressa e também nas redes sociais, com detalhes dos jogos, análises e todas as informações da competição.