TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
GINGADO INCLUSIVO

Com foco no social, iniciativa leva capoeira para moradores da cidade a partir de 4 anos

Projeto Capoerê Nova Geração promove há 26 anos aulas gratuitas em bairros de Betim e leva cultura, disciplina e inclusão a crianças e adolescentes

Por Marcio Antunes

Publicado em 22 de julho de 2025 | 15:34

 
 
Atualmente, o projeto desenvolve atividades gratuitas em dois bairros da cidade — São João e Nossa Senhora de Fátima Atualmente, o projeto desenvolve atividades gratuitas em dois bairros da cidade — São João e Nossa Senhora de Fátima Foto: Divulgação

A capoeira como ferramenta de inclusão, disciplina e fortalecimento cultural. É com essa proposta que o Projeto Capoerê Nova Geração tem impactado a vida de crianças, adolescentes e famílias em Betim. Atualmente, o projeto desenvolve atividades gratuitas em dois bairros da cidade — São João e Nossa Senhora de Fátima — e, em breve, deve chegar a uma terceira comunidade, o bairro Capelinha. O objetivo é expandir ainda mais os laços entre cultura popular, esporte e cidadania.

Criado em 1999 pelo mestre Fernando da Gata, o projeto nasceu com o nome de Centro Cultural Capoerê, na rua Cristália, no bairro Vila Bemge. Desde então, já envolveu mais de mil pessoas em diferentes comunidades da cidade. Mesmo com o afastamento do mestre das atividades, a base do grupo segue firme, agora focada em ações sociais lideradas por Sidney Geovane Cerqueira (professor Ventania), Evandro da Costa Magalhães (instrutor Cebola) e Lucas Pedro de Souza (instrutor Cotonete).

“As aulas vão além do movimento físico. A capoeira resgata valores culturais, promove o respeito e cria um ambiente de crescimento pessoal e coletivo. É uma ponte entre gerações, que forma cidadãos mais conscientes”, explica Cebola, que, em outubro, será graduado como mestrando - uma fase anterior para a graduação como mestre. Ele destaca que todas as atividades são voluntárias e que o único apoio atualmente vem das associações de moradores, que cedem os espaços para a realização das aulas.

Em São João, o projeto acontece na Associação de Moradores (rua Louzada, 179), às segundas, quartas e sextas, das 19h às 20h. Já no bairro Nossa Senhora de Fátima, as aulas ocorrem aos sábados, na rua Tocantins, 16, pelo Projeto Unidos Pelo Amor, das 9h às 11h. A faixa etária atendida é a partir de 4 anos, e qualquer pessoa interessada pode participar. 

Para informações ou inscrições, os interessados podem ligar para os números (31) 99483-4018 ou (31) 98624-7805.

 

Serviço

Projeto Capoerê Nova Geração

Informações e inscrições: (31) 99483-4018 ou (31) 98624-7805

 

Projeto Progresso SJ

Local: Associação de Moradores do São João 

Endereço: rua Louzada, 179, bairro São João

Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras

Horário: 19h às 20h


Projeto Unidos Pelo Amor

Endereço: rua Tocantins, 16 - bairro Senhora de Fátima 

Dias da semana: sábados 

Horário: 9h às 11h


Capoeira na praça 

Local: praça do Novo Amazonas 

Endereço: rua Dois de Março, s/n - Bairro Novo Amazonas 

Dias da semana: terças e quintas.

Horário: a partir das 20h.