Na decisão Betinense Série A, a equipe do Novo Cristina levou a melhor e venceu o Gunners por 2 a 1. A final foi disputada neste domingo (27/7), na Arena Vera Cruz. O duelo teve casa cheia, clima de festa e uma presença especial no apito, o árbitro Fifa Anderson Daronco, que comandou o jogo e reforçou o prestígio do futebol amador local.
Logo no primeiro tempo, o Novo Cristina mostrou eficiência. O placar foi aberto por Savinho, que aproveitou a chance dentro da área e balançou a rede. Minutos depois, Paraíba ampliou o marcador com um chute preciso. Com 2 a 0 no placar, a equipe administrou o jogo até o intervalo.
“No ano passado nós perdemos aqui, e falamos que isso hoje não podia acontecer. A equipe foi montada para esse momento e sabíamos da dificuldade que iríamos encontrar. O time deles tem bastante qualidade, mas não faltou raça e nem entrega”, avaliou o treinador do Novo Cristina, Coquinho.
No segundo tempo, o Gunners voltou com mais intensidade e conseguiu diminuir com um gol de Dudu, camisa 35, que aproveitou uma bola cruzada e mandou para o fundo do gol. A equipe pressionou até o fim, mas o Novo Cristina soube controlar a partida e segurou o resultado até o apito final.
Com o placar de 2 a 1, o Novo Cristina garantiu o título da temporada, levando a torcida à comemoração no gramado e nas arquibancadas.
Paraíba, atacante camisa 7 do Novo Cristina, autor do segundo gol, destacou a superação da equipe: “Foi um jogo muito difícil, a gente veio batalhando o campeonato inteiro. Sabíamos que o Gunners é um time difícil de jogar, mas graças a Deus o Savinho chutou a bola e eu consegui fazer o gol. Dedico esse título ao nosso grupo.”
Do outro lado, o presidente do Gunners, Gustavo Henrique, reconheceu o desempenho da equipe e do adversário. “Eu falei que a gente nunca perde, a gente aprende. Ano que vem vamos lutar para estar aqui de novo. É um projeto a longo prazo. Quero dar os parabéns para o Novo Cristina, foi um jogão. O importante é reconhecer o adversário.”
A partida teve arbitragem do experiente Anderson Daronco, da Fifa. Segundo ele, participar da decisão foi motivo de orgulho. “Fico muito feliz por retornar ao futebol amador, foi onde comecei minha carreira. Sempre que tenho uma lacuna na agenda, faço questão de participar. Mesmo sendo uma partida amadora, o mais importante é sempre o jogo que estamos atuando. Me trouxeram do Rio Grande do Sul porque confiaram no meu trabalho, então preciso corresponder.”
Para o presidente da Liga de Desportos de Betim, a final representa o crescimento da modalidade na cidade. “Foi uma linda festa do futebol amador. Jogão de bola. Novo Cristina é um time muito preparado. O Gunners foi uma grata surpresa, com um investimento bacana. Quem ganhou foi o futebol amador de Betim. A presença de um árbitro renomado como o Daronco valorizou demais a competição”, disse.
A final deste domingo mostrou mais uma vez a força do futebol amador em Betim: com talentos locais, arquibancadas cheias e clima de decisão.