Na segunda reportagem da série Lendas do Futebol Amador, o jornal O TEMPO Betim vai contar a história do clube mais antigo da cidade. A equipe centenária do Industrial Atlético Clube foi fundada antes mesmo da emancipação do município, que ocorreu em 1938. O Industrial começou a sua história no futebol em 1925, com o nome de Esport Club Capella Nova. Em 1929, a equipe mudou o nome para Capella Nova Futebol Club e, no ano de 1934, ficou definido o nome Industrial Atlético Clube.
“Eu tenho 75 anos e, desde os 8, eu acompanho o Industrial. Tive a oportunidade de ser jogador e capitão do Industrial por 12 anos. Eu presenciei os principais títulos do Industrial. A equipe conquistou 22 títulos do Campeonato Betinense, cinco vice-campeonatos, um título do Classista Mineiro e um vice-campeonato na fase metropolitana da Copa Itatiaia.”, disse o presidente de honra do Industrial, Valter Teixeira.
Além das conquistas no campo, o clube promoveu eventos culturais e sociais na cidade em décadas passadas. Em uma das sedes, que existia no Centro, eram realizados eventos culturais, como: horas dançantes, Carnaval, Ano-Novo, entre outras atividades.
Outro aspecto marcante na história do time betinense é seu trabalho com categorias de base. “O Industrial teve a oportunidade de formar muitas pessoas na área do esporte. Sempre tivemos um trabalho muito intenso com os adolescentes e sempre com a filosofia de formar o cidadão”, completou Teixeira.
O vice-presidente do Industrial e atual técnico da equipe, Aritana, nome conhecido no futebol amador de Betim, destaca a importância da agremiação. “O time tem uma história muito grande. É uma equipe muito organizada. Me sinto muito feliz por fazer parte do centenário do clube”.
Outros nomes fizeram história com as cores do Industrial. De acordo com a diretoria, três atletas estão entre os principais: Lustriba, considerado o melhor jogador; Petrônio, que conquistou sete títulos e figura como o melhor capitão; e Paulo Gato, o maior artilheiro do Industrial.
Futuro
Pensando em ampliar as ações nos próximos anos, a diretoria da equipe betinense planeja a construção de um complexo esportivo e recreativo. Segundo o clube, a iniciativa está em processo de regularização do terreno para o início das obras. O espaço será construído no bairro Salomé, onde está o Estádio Capelão.