A Argentina é a campeã da Copa América de Vôlei Feminino. A equipe comandada por Facundo Morando venceu o Brasil por 3 sets a 1 no ginásio Divino Braga, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (6/7). As “hermanas” encerraram a competição de forma invicta, vencendo todos os jogos que disputaram.
O título argentino foi confirmado logo no primeiro set. Isso porque, para ser campeã, a seleção brasileira precisava vencer a partida por 3 a 0. O Brasil até começou com consistência e qualidade, mas cometeu erros cruciais ao longo do set, o que permitiu que a Argentina abrisse uma sequência de pontos. Com forte desempenho nos contra-ataques, as argentinas fecharam o set em 25 a 17.
Mesmo com o título já garantido, a Argentina seguiu jogando com segurança e intensidade. Assim como no set inicial, a equipe continuou apostando nos contra-ataques, dificultando a reação do Brasil. Com apoio da torcida, a seleção brasileira ainda tentou esboçar uma reação, mas não conseguiu superar as adversárias. Um ace definiu o segundo set, que terminou novamente em 25 a 17.
Já no terceiro set, o Brasil conseguiu assumir a dianteira no placar, aproveitando uma desacelerada das argentinas, que já haviam garantido o título da Copa América. A seleção brasileira chegou a abrir cinco pontos de vantagem, mas a equipe argentina voltou a se concentrar e empatou a parcial, explorando bem os erros das adversárias.
O set seguiu equilibrado, com as duas equipes se alternando no placar e impedindo que uma abrisse grande vantagem. No entanto, em um momento decisivo, o Brasil conseguiu emplacar uma sequência de pontos e fechou o set em 25 a 21.
O quarto set até começou com equilíbrio entre as seleções, contudo a superioridade argentina prevaleceu e as campeãs conseguiram liquidar a partida: 25 a 15.
O pódio da Copa América de Vôlei Feminino ficou da seguinte forma: Argentina (1º), Peru (2º) e Brasil (3º).