Cinco atletas garantiram pódio na competição
Foto: Verônica Souza/Divulgação
Cinco atletas garantiram pódio na competição
Foto: Verônica Souza/Divulgação
Os atletas da Escola Koryukai, de Betim, fizeram bonito em mais uma competição nacional de artes marciais. A equipe betinense garantiu oito medalhas: duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. O evento esportivo foi realizado entre os dias 4 e 6 de julho, na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O destaque da equipe foi o atleta Francisco de Assis Freitas, o Xyco, que foi o campeão absoluto nas categorias Kata e Kumite, garantindo duas medalhas de ouro. O jovem Pedro Henrique de Souza, de 15 anos, conquistou uma medalha de prata e uma de bronze, nas categorias Kata e Kumite, respectivamente. A irmã de Pedro, a Maria Eduarda de Souza, de 12 anos, também subiu ao pódio e ficou com o bronze na categoria Kata.
“Agradeço ao sensei Kim pela paciência e carinho que ele tem com os meus filhos, e posso falar que o karatê não é só um esporte, mas sim um formador de caráter, pois, através dele, os atletas aprendem a ter disciplina, respeito e, principalmente, empatia pelo próximo. O karatê nos ajuda a formar cidadãos”, disse a mãe dos medalhistas Pedro e Maria Eduarda Souza, Verônica Souza.
Luciano Ryu também conquistou duas medalhas de bronze nesta edição da Copa do Brasil de Karatê. O atleta betinense retornou à prática da modalidade após um período de dez anos sem disputar campeonatos e ficou com um bronze na categoria Kata e outro no Kumite. “Voltei com foco total, determinado a conquistar minha tão sonhada faixa preta. E o retorno tem sido incrível. Em abril, conquistei a medalha de ouro no Campeonato Mineiro, na categoria faixa preta acima de 88 kg. Neste último fim de semana, conquistei o terceiro lugar tanto no Kata quanto no Kumite, enfrentando inclusive atletas que são campeões mundiais”, celebrou Ryu.
O atleta Felipe Edson Soares do Nascimento também conquistou uma medalha de prata na competição nacional pela categoria Kumite.