TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
TRADIÇÃO

Cidade recebe 34ª edição da Copa Betim Open de Judô

Evento esportivo será realizado neste sábado (30/8) e no domingo (31/8)

Por O TEMPO

Publicado em 28 de agosto de 2025 | 18:18

 
 
Cerca de mil atletas devem competir nesta edição Cerca de mil atletas devem competir nesta edição Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Um dos principais torneios de artes marciais será realizado neste fim de semana na cidade. O Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga será o palco da 34ª Copa Betim Open de Judô. A competição é realizada pela Academia de Judô Águia Branca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e com a Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI). O torneio começa no sábado (30/8), a partir das 9h. A entrada para o público será gratuita.

Na última edição, cerca de mil atletas de diversas cidades disputaram medalhas no Divino Braga. Neste ano, de acordo com a organização, a expectativa é superar os números de 2024. No sábado (30), o torneio terá início às 9h, com a disputa do judô inclusivo. O evento conta com a supervisão da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI). Estão confirmados atletas nos segmentos paralímpico, surdolímpico, Special Olympics e For All, promovendo, assim, diversidade e inclusão no tatame.

Ainda no sábado, logo em seguida, os competidores se enfrentam pela Divisão Aspirante, voltada para iniciantes (até faixa amarela), nas seguintes categorias: sub-13, sub-15 e sub-18. Já no Torneio Principal, acontecem disputas de alto nível técnico em todas as categorias, incluindo sub-21 e sênior.

No domingo (31), a competição promove um Festival Educativo voltado para os pequenos judocas do sub-5 ao sub-11, com atividades lúdicas e pedagógicas que estimulam a formação esportiva. Outra modalidade em destaque será a Kata, que consiste na demonstração de golpes de judô, evidenciando os princípios e fundamentos das técnicas da modalidade. Essa disputa, realizada em duplas, é reconhecida oficialmente pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e pela Federação Mineira de Judô (FMJ).