Francisco Freitas, de 42 anos, conhecido no meio esportivo como Xyko, conquistou três medalhas no Campeonato Pan-Americano de Karatê, realizado neste fim de semana, na cidade de Cusco, no Peru. Com isso, ele garantiu vaga para o Campeonato Mundial de Karatê, que acontecerá na Ilha de Malta.
Representando o CT Fênix/Koryukai e a Seleção Brasileira da modalidade, o atleta de Betim subiu ao pódio em todas as categorias em que competiu: foi ouro no kata, ouro no kumitê individual e bronze no kumitê por equipes.
Para o atleta, que pratica karatê desde os três anos de idade e hoje soma títulos estaduais, nacionais e internacionais, as vitórias refletem uma trajetória construída com disciplina, persistência e amor pela arte marcial. Ele é filho do sensei Kim, professor de karatê há 43 anos em Betim, e faixa preta 7º Dan no esporte.
"Participar deste Pan-Americano foi uma experiência incrível. Competi com atletas de altíssimo nível, de vários países. Estou muito feliz com os resultados. Mesmo com dificuldades financeiras, consegui chegar até aqui com a ajuda de amigos e empresários que acreditam no meu trabalho. Agora, o foco é o Mundial", afirmou o atleta, que está em busca de novos patrocinadores. "Quero representar nossa cidade e nosso país no cenário mundial e também inspirar a nova geração", frisou Xyko.