Palco de grandes eventos esportivos de artes marciais, o Ginásio Poliesportivo Divino Ferreira Braga recebe mais uma competição importante no fim de semana. Neste sábado (20) e no domingo (21), o local será sede da 34ª edição do Brasileiro Interclubes de Jiu-Jítsu. A competição é promovida pela Liga Brasileira de Jiu-Jítsu (LBJJ) e conta com o apoio da Prefeitura de Betim.
Nesta edição, cerca de 1.500 atletas de vários estados estão confirmados. Ainda de acordo com a organização, 150 equipes vão estar presentes na competição.
O torneio, que é considerado um dos principais da modalidade, já foi realizado na cidade em outras oportunidades. Neste ano, haverá a disputa por categoria de peso absoluto. Aproximadamente 70 competidores de Betim, participantes de iniciativas sociais, entre eles o Projeto Abraço Campeão e o Salão do Encontro, estão entre os inscritos.
“Para nossa cidade, sediar um evento deste porte é muito importante, pois ele movimenta o comércio local, como hotéis e restaurantes. Para nossos atletas, competir em torneios como esse é muito mais do que disputar uma medalha, está relacionado a meses de dedicação nos treinos”, afirma o professor faixa-preta 4º grau e representante da Liga Brasileira de Jiu-Jítsu, Sérgio Santiago. “E o jiu-jítsu é mais que um esporte e um estilo de vida”, finaliza.
As lutas começam no sábado, a partir das 10h. Os primeiros a entrarem no tatame serão os atletas das categorias adulto e master. As lutas incluem todas as faixas das categorias masculina e feminina.
No domingo, a partir das 9h, os competidores com idades entre 4 e 17 anos disputam lugar no pódio.