No décimo e último episódio da série Lendas do Futebol Amador, vamos contar a história do Sete de Setembro Futebol Clube. A agremiação esportiva foi fundada no dia 19 de fevereiro de 1963. Tetracampeão do Betinense Série A, o time figurou por muitos anos entre os principais da cidade e decidiu títulos contra outros clubes tradicionais, como o Vera Cruz, o Industrial e o Minas. Diferentemente de anos anteriores, a equipe disputa atualmente a segunda divisão do futebol amador de Betim.
O atual presidente do Sete de Setembro, Stênio Pádua, de 48 anos, conhecido pelo apelido de Mito, iniciou sua trajetória na equipe por incentivo do pai, que foi atleta e dirigente. “Joguei na categoria de base em outro time, mas, quando deixei a categoria juniores, iniciei minha trajetória no Sete e estou até hoje”, ressaltou ele.
“Não tem como falar sobre o Sete de Setembro sem lembrar do nome do Getúlio Borges. Hoje, ele está como vice-presidente, mas sempre esteve à frente do clube e é uma pessoa muito importante para a história da equipe”, destacou o presidente.
Um dos títulos mais importantes do clube foi o Campeonato Betinense Série A, conquistado em 1999. No Campo do São Cristóvão, a equipe venceu o Minas pelo placar de 3 a 0.
Por muitos anos, a equipe mandou seus jogos no campo que existia no bairro Chácara, mas, no início dos anos 90, o clube fez uma troca de terreno com a prefeitura e construiu o Estádio Osvaldo Augusto de Melo, no Jardim Brasília. No local do antigo campo, foi construído a antiga Unidade de Atendimento Imediato (UAI), que funcionou até 2019. Atualmente, no espaço está localizado o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp Sete).
No futebol veterano, o Sete de Setembro também figura entre os maiores campeões da cidade. No Betinense Veterano – 40 anos, a equipe conquistou sete títulos, sendo o primeiro em 1998.
Além dessas conquistas no principal torneio da categoria em Betim, o clube é bicampeão da Copa Capelinha Veterano, competição que foi realizada por muitos anos e era considerada uma das mais tradicionais do município.
Neste ano, o Sete de Setembro disputou o Betinense Veterano – 50 anos e foi eliminado nas quartas de final da competição. De acordo com a diretoria, o clube também está confirmado no Veterano – 40 anos.
- 4 vezes o Sete de Setembro foi campeão do Betinense Série A
- 7 títulos foram levantados pelo Betinense Veterano – 40 anos
- 2 troféus o time conquistou da Copa Capelinha Veterano
- 3 taças da Copa dos Campeões o clube celebrou