Com mais de 35 anos de história e conquistas importantes na bagagem, a Associação Esportiva Novo Cristina é o tema do oitavo episódio da série Lendas do Futebol Amador. A trajetória do clube betinense teve início no dia 8 de dezembro de 1989.
Cofundador e ex-atleta, Assis Ramos lembra os primeiros passos do projeto que se tornou um dos mais vitoriosos da cidade. “No início, foi difícil, mas hoje estamos colhendo os frutos. A estrutura mudou e está do jeito que a gente sempre sonhou”, diz.
Entre as principais conquistas do Novo Cristina estão três títulos do Campeonato Betinense Série A. O mais recente foi neste ano. Na grande final, a equipe superou o Gunners pelo placar de 2 a 1. O time também ganhou o título da Recopa do Futebol Amador.
Copa Itatiaia
Além do título do Betinense, o Novo Cristina garantiu vaga em mais uma edição da principal competição do futebol amador do Estado, a tradicional Copa Itatiaia. O time do bairro Vila Cristina já conquistou o troféu geral da Copa Itatiaia em 2022. Apenas outro clube betinense, o Minas Esporte Clube, da Colônia Santa Isabel, alcançou tal feito em três oportunidades.
“O sonho de todos os clubes do amador é conquistar uma Copa Itatiaia. O título desse torneio foi muito importante, principalmente a conquista da chave metropolitana. Jogamos contra um time de Ibirité, e nossa equipe teve dois jogadores expulsos, e, ainda assim, fomos para os pênaltis e ficamos com o título. Na final geral, nosso time foi superior e venceu a partida por um placar elástico”, lembra o presidente de honra do Novo Cristina, Alex Lomas.
Projeto social
O time também possui uma escolinha de futebol, que atende cerca de 250 alunos da comunidade. O principal objetivo é promover um espaço de treinamentos para as crianças.
"Esse trabalho social começou há três anos. Participam crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos. É algo totalmente gratuito, e os alunos recebem todo o material para os treinos”, destacou o coordenador técnico do Novo Cristina, Coquinho.