Destino final é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro
Foto: Arquivo pessoal
Destino final é a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro
Foto: Arquivo pessoal
Durante um café entre o betinense Ricardo Lauar, um ciclista, e sua namorada e ultramaratonista, Raphaela Mendes, também da cidade, surgiu uma ideia: percorrer a pé a Estrada Real, um circuito que atravessa três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Com esse objetivo, o casal iniciou a jornada de 710 km no dia 1º de fevereiro, em Ouro Preto.
Juntos há oito meses, Ricardo e Raphaela decidiram transformar o relacionamento em uma experiência desafiadora. Para cumprir essa meta, eles trocaram o período de férias por um desafio em casal. “Em setembro do ano passado começamos a nos organizar para iniciar esse desafio este ano. Conseguimos tirar férias dos nossos trabalhos em fevereiro e, a partir daí, iniciamos a jornada de Ouro Preto a Paraty”, diz Ricardo Lauar.
Os dois já participaram de outras provas de longa distância, cada um em seu esporte, ele no pedal e ela na ultramaratona. Um percurso longo a pé é algo que fazem pela primeira vez. “A maior dificuldade é o acúmulo, pois fazer um dia ou dois dias é difícil, mas, quando é prolongado, fica mais complicado. Já percorremos mais de 300 km e todos os dias caminhamos com dores, bolhas, assaduras e isso tudo temos que nos cuidar para conseguir finalizar esse desafio”, ressaltam eles.
De acordo com o casal, o objetivo é chegar até Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Para registrar todo o percurso e as curiosidades durante a aventura, o casal criou um perfil no Instagram (@vamo_a.pe), onde compartilham fotos e vídeos. A página, que contava com cerca de 4 mil seguidores, atualmente possui cerca de 12 mil seguidores.
Inspiração
Uma das motivações deles é inspirar outras pessoas a se movimentarem. Segundo eles, a principal mensagem é praticar uma atividade física, independentemente da distância. “A ideia é manter o corpo em movimento, a mente em movimento, pois isso contribui para um futuro próspero”, finalizam.