Esportista mostra parte da coleção de premiações, que conta com mais de 900 medalhas e troféus
Foto: Brandon Santos
Esportista mostra parte da coleção de premiações, que conta com mais de 900 medalhas e troféus
Foto: Brandon Santos
Com mais de 28 anos de conquistas nas corridas de rua, a atleta e servidora pública Silvania Melo, de 51 anos, começou no esporte como uma alternativa para superar um quadro de depressão. O hobby foi ganhando espaço, e, atualmente, a corredora é um dos principais nomes da modalidade em Betim.
“Comecei a correr com 23 anos. Na época, um atleta me ajudou com os treinos, e eu iniciei. Com quatro meses de preparo, disputei a minha primeira prova e terminei na segunda colocação geral. A partir do momento em que a depressão foi diminuindo, isso foi me motivando, e eu nunca mais parei”, diz ela.
Entre as conquistas mais recentes estão as seguintes competições: bicampeonato do Desafio Brou (2023 e 2024), vice-campeonato do Desafio Brou (2025) e a terceira colocação no Conecta Runner Cup (2025).
Um fator importante na história da betinense, que mora no bairro Jardim Alterosas, é o apoio da família na prática esportiva: “Os meus filhos me incentivam muito. Passei por uma situação muito difícil em 2025 e não desisti. Passei por um período de intubação por quatro dias devido a uma infecção generalizada, mas consegui me recuperar e agradeço a Deus”.
Hoje, a corredora incentiva outras pessoas por meio de palestras que valorizam a importância do esporte e da atividade física para a saúde física e mental. Outro projeto desenvolvido por Silvania foi a criação do grupo Inovar Running, que existe há mais de um ano e conta com dez atletas de Betim e região. A iniciativa apoia novos corredores e os auxilia na inscrição e na participação em corridas.
Sobre o futuro na modalidade, a esportista se diz realizada, mas pretende completar 30 anos de carreira e celebrar com uma grande festa, além de continuar correndo, só que em um ritmo menor.
Além das atividades nas corridas, Silvania está na quarta graduação no muay thai, uma arte marcial tailandesa que ganhou espaço no Brasil e conta com muitos adeptos.
A atleta betinense pretende se dedicar à modalidade – após reduzir sua participação nas corridas de rua – e se tornar professora de luta em alguma academia da cidade.
- 900 medalhas foram conquistadas por Silvania Melo em 28 anos
- 750 troféus foram levantados nas provas que a atleta venceu
- 2 títulos do Desafio Brou a corredora já garantiu