TARJA_MOBILE_BETIMFUTEBOL600X100
 
ARTE MARCIAL

Equipes de Betim conquistam dez medalhas na Copa Regional Sudeste de Taekwondo

Grupo da Alcateia Artes Marciais e do programa Viva o Esporte faturaram três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze

Por Brunna da Matta Amorim

Publicado em 24 de junho de 2026 | 15:34

 
 
Equipe da Alcateia Artes Marciais, academia de Betim, e do programa Viva o Esporte viajaram com 15 atletas para a Copa realizada em Guarapari, no litoral do Espírito Santo Equipe da Alcateia Artes Marciais, academia de Betim, e do programa Viva o Esporte viajaram com 15 atletas para a Copa realizada em Guarapari, no litoral do Espírito Santo Foto: Alcateia Artes Marciais/Prefeitura de Betim/Divulgação

As equipes da Alcateia Artes Marciais, academia de Betim, e do programa Viva o Esporte conquistaram dez medalhas na Copa Regional Sudeste de Taekwondo 2026, realizada entre os dias 19 e 21 de junho, em Guarapari, no litoral do Espírito Santo. Com 15 atletas participantes, os grupos faturaram três medalhas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Pela Alcateia Artes Marciais, um ouro foi conquistado por Pedro Almeida, de 13 anos, na categoria cadete até 41 kg. Thales Alencar, de 13 anos, levou uma medalha de prata no cadete até 61 kg. Já duas medalhas de bronze foram faturadas por Arthur Ferreira, de 12 anos, na categoria cadete até 53 kg, e por Daniel Andrade, de 15 anos, no juvenil até 63 kg.

Ainda pela academia de Betim, outros dois atletas, Robert Amaral, de 14 anos, e Yago de Paula, de 17, representaram o município no juvenil até 59 kg. Ambos conquistaram o quinto lugar em suas categorias.

O mestre Gabriel Sampaio, técnico da equipe da Alcateia Artes Marciais, parabenizou todos os atletas pelo esforço e desempenho. "Todos lutaram um belíssimo taekwondo. Tivemos chaves difíceis, de nível muito alto e mesmo assim conseguimos trazer um excelente resultado", afirmou o mestre.

A Copa distribuiu dez pontos para o ranking brasileiro e concedeu vaga direta aos campeões para o Grand Slam de Taekwondo, que será disputado em dezembro.

Programa Viva o Esporte

Pelo Programa Viva o Esporte, uma parceria da prefeitura com o Instituto Ramacrisna, duas medalhas de ouro foram conquistas no juvenil feminino. Eduarda Pereira de Melo sagrou-se campeã na categoria até 44 kg, enquanto Amanda de Sousa garantiu o lugar mais alto do pódio na categoria até 59 kg. Com os resultados, as duas atletas asseguraram vaga direta para o Grand Slam Nacional, principal competição da modalidade no país.

A campanha de Betim contou ainda com mais uma medalha de prata conquistada por Rafael Henrique Ferreira, na categoria juvenil masculino até 63 kg. Já as outras três medalhas de bronze foram obtidas por Rafael Oliveira Alves (sub-21 masculino até 63 kg), Sophia Olga (sub-21 feminino até 49 kg) e Camile Yasmin (juvenil feminino até 55 kg).

A Copa Regional Sudeste de Taekwondo reuniu exclusivamente atletas e técnicos dos estados da região Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O torneio reuniu atletas das categorias cadete, juvenil, sub-21 e adulto, nos naipes masculino e feminino.