10:00 - E. M. PREF. ALCIDES BRÁZ

Apresentação do espetáculo 'Pipo e Fifi'

Avenida Governador Valadares, 2.350 - Santo Afonso, Betim - MG - 26 - mai

Por O TEMPO

Publicado em 23 de maio de 2025 | 20:57

 
 
Betim e outras três cidades mineiras vão ter apresentações do espetáculo Betim e outras três cidades mineiras vão ter apresentações do espetáculo Foto: @papuart/Divulgação

A CIA Truks, referência nacional no teatro de animação e de bonecos, está percorrendo Minas Gerais com o espetáculo “Pipo e Fifi”, levando informação, emoção e consciência a crianças e famílias. A peça aborda o abuso sexual infantil com leveza e sensibilidade, promovendo, de forma lúdica, orientações importantes sobre proteção, autoestima e consciência corporal. A turnê inclui apresentações gratuitas em cidades como Pouso Alegre, Carmo da Cachoeira, São Gonçalo de Sapucaí e Betim.

Inspirado no livro da premiada autora Caroline Arcari, “Pipo e Fifi” traduz para os palcos os ensinamentos da obra, mostrando às crianças como identificar toques abusivos e diferenciar esses de toques de afeto. A peça, indicada para o público a partir dos 3 anos, usa bonecos encantadores, humor e poesia para tratar de um assunto sério, mas com a leveza necessária para o entendimento infantil.

A iniciativa faz parte do projeto “Pipo e Fifi – Pronac 231661”, com patrocínio da Arteris e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Para o diretor da companhia, Henrique Sitchin, o espetáculo oferece um verdadeiro “escudo de proteção” às crianças. “Queremos mostrar que elas podem e devem se defender de situações de abuso. E o teatro é uma ferramenta poderosa para isso”, afirma.

Em Betim, o espetáculo será apresentado gratuitamente em quatro escolas da rede municipal. As apresentações acontecem entre os dias 26 e 29 de maio, nas seguintes unidades:

 26/05 – às 10h e às 14h | E. M. Prefeito Alcides Bráz
 27/05 – às 14h e às 15h30 | E. M. Maria da Conceição Brito
 28/05 – às 14h e às 15h30 | E. M. Florestan Fernandes
 29/05 – às 08h30 e às 10h | E. M. Ângela Ribeiro Batista Maia