13:00 - E. E. AMÉLIA SANTANA

15ª edição do Clip Project

Rua Viriato Alexandrino de Melo, 240, Guarujá - 13 - set

Por Marcio Antunes


Publicado em 11 de setembro de 2025 | 10:00
 
 
Das 13h às 17h, grande final terá a apresentação de 5 das 25 tarefas previstas na edição deste ano

A comunidade escolar da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, no bairro Guarujá, se prepara para viver um momento especial neste sábado (13). Das 13h às 17h, será realizada a grande final da 15ª edição do Clip Project, gincana acadêmica que une o ensino de inglês, música, dança, pesquisa, artes visuais e audiovisual em cerca de 25 tarefas propostas às turmas do 3º ano do ensino médio.

Até agora, já foram concluídas 20 atividades, que envolveram desde marketing digital e portfólio bilíngue até a produção de um videoclipe. No encerramento, os jurados vão avaliar apresentações de dança, a criação de um mural “instagramável” e a confecção de um troféu produzido com materiais recicláveis pelos próprios estudantes. 

Para os alunos, a experiência tem sido transformadora. Amanda Rodrigues de Souza, de 17 anos, aluna do 3º7 e coordenadora do projeto “Rodeo School”, compartilha a expectativa da reta final: “Nesta última semana estamos correndo para finalizar as tarefas, mas muito animados para apresentar o nosso melhor no sábado. Essa experiência mexe com sentimentos de esforço, superação e trabalho em equipe. O projeto me ajudou a me impor mais, ser objetiva e me socializar com todos”, contou.

O professor Jardel Pedrosa, idealizador do projeto, destaca o envolvimento da escola. “No período de agosto, quase todos os dias tivemos atividades ligadas ao projeto. Alternamos as tarefas sem perda de conteúdo e o resultado é sempre surpreendente”, afirmou.

Ao longo de 24 edições — sendo 15 na escola Amélia Santana Barbosa e outras 9 em instituições por onde Jardel Pedrosa passou — o Clip Project já mobilizou cerca de 17,5 mil estudantes. O júri da competição é formado por 15 ex-alunos, vencedores das edições anteriores. A ex-aluna Maria Eduarda Marques representará a turma vencedora do ano passado. 

Uma das tarefas foi o concurso do cartaz oficial. A ideia vencedora reuniu representantes de cada turma para serem fotografados e, depois, editados no material de divulgação. O título ficou com o 3º1, Screep School. “Buscamos estimular a diversidade que existe entre os próprios alunos, por isso, temos várias representatividades entre eles”, comentou Pedrosa. 

Além das disciplinas diretamente envolvidas, Inglês, Arte, Educação Física e Projeto de Vida, todos os professores da escola colaboram de alguma forma. As turmas participantes recebem 10 pontos extras nas matérias ligadas à atividade e, a vencedora, recebe mais cinco pontos extras, totalizando 15. “Dos cerca de 320 alunos das oito turmas, apenas dois optaram por não participar do projeto. Uma prova de que eles aprovam e se envolvem por vontade própria, e é isso o que a gente quer com essa proposta”, completa. 

Os convites para assistir às apresentações foram distribuídos entre os alunos participantes para que convidem familiares e amigos. A entrada é gratuita e é indispensável a apresentação do convite. 

Jardel é o convidado do Betim Cast

Reconhecido nacionalmente por sua atuação em sala de aula, Jardel Pedrosa é referência quando o assunto é inovação na educação. Em 2023, ele foi eleito o Melhor Professor do Brasil pelo portal Todo Matéria, e recebeu o Prêmio de Direitos Humanos concedido pela Associação Comunidade LGBTI+ de Betim por seu trabalho em defesa da diversidade. Natural de Itaúna e morador de Betim há mais de 20 anos, é conhecido pela criatividade e paixão pelo ensino.

Criador do Clip Project, Jardel celebra 15 anos de um projeto que revolucionou o aprendizado de inglês ao unir música, cinema e artes. Neste sábado, ele comanda o grande encerramento da edição 2025.

Além da festa na escola, Jardel é também o convidado desta terça-feira (9) do Betim Cast – Diálogos do Cotidiano, podcast do jornal O TEMPO Betim, onde compartilha histórias, desafios e conquistas dessa trajetória que já marcou a vida de milhares de estudantes.