Reuniões do Tertúlia Literária acontecem no período noturno e contam com a mediação de escritores, professores, pesquisadores e leitores convidados
Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
Reuniões do Tertúlia Literária acontecem no período noturno e contam com a mediação de escritores, professores, pesquisadores e leitores convidados
Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
Estão abertas as inscrições para mais uma edição do projeto Tertúlia Literária, que será realizada na quinta-feira (25/6), às 18h, na Casa da Cultura Josephina Bento, em Betim. Gratuito, o encontro terá como tema o livro As Doenças do Brasil, do escritor angolano-português Valter Hugo Mãe. Os interessados devem se inscrever previamente por meio de formulário online.
Considerado um dos principais autores da literatura contemporânea em língua portuguesa, Valter Hugo Mãe nasceu em Angola e vive em Portugal desde a infância. Sua obra é marcada por uma escrita poética e reflexiva, que aborda temas ligados à condição humana, explorando sentimentos, memórias, afetos e conflitos presentes em diferentes realidades.
No livro que será discutido durante o encontro, o autor conduz o leitor por uma narrativa que reúne elementos como linguagem, espiritualidade, violência, natureza e memória. A obra propõe uma reflexão sobre aspectos da formação e da identidade brasileira, ao mesmo tempo em que dialoga com questões universais da experiência humana.
A atividade oferece aos participantes a oportunidade de compartilhar impressões sobre a leitura e aprofundar o debate em torno dos temas presentes na obra. A proposta do projeto é incentivar a troca de experiências entre leitores e promover o contato com diferentes expressões da literatura.
Criado em Betim em 2014, o Tertúlia Literária surgiu a partir da participação de servidores da Biblioteca Pública Leonor Aguiar Batista em uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde então, promove encontros periódicos e itinerantes voltados ao público adulto.
As reuniões acontecem no período noturno e contam com a mediação de escritores, professores, pesquisadores e leitores convidados. A cada ano, o projeto define um tema central que orienta a seleção das obras debatidas, contemplando diferentes gêneros literários. Além de estimular a formação de leitores, a iniciativa também valoriza profissionais da leitura e autores locais, que participam da programação como mediadores ou convidados.