Assumo a gestão da Saúde na próxima segunda-feira, após muitas reuniões com diretores e com a atual secretária e seus adjuntos, que vão me auxiliar nesta transição. Aceitei como missão o desafio concedido pelo prefeito Vittorio visando aprimorar a institucionalização, ampliar relacionamentos e restabelecer metas na secretaria.
Dentro das prioridades, elenco cinco grandes pontos: o sistema de escalas médicas da saúde, conhecido na rede como Escala Certa, um grande mutirão de oftalmologia, melhorias na oncologia e na nefrologia, uma ação imediata de elevação do nível de atendimento no Hospital Regional e mais atenção aos programas de ESF.
Todas as ações na saúde são urgentes. Priorizo os pontos mencionados por uma questão de organização, mas sei também que é latente a melhoria nas estruturas de atendimento. Pretendo trabalhar com quem entende de saúde e reforçar quadros se necessário. Portanto, esse período não será marcado por demissões indiscriminadas ou intempestivas.
Minha missão tem prazo curto, mesmo porque estamos em nosso último ano de gestão. Na Saúde, minha obrigação é identificar e resolver problemas, denunciar o que, porventura, encontrar de errado e ser parceiro incondicional de auditorias e instituições fiscalizadoras. O esforço pessoal é hercúleo, mas não faltará da minha parte plena dedicação. Em minha mira estão a transparência completa dos atos, a otimização de recursos, o atendimento às demandas populacionais e a garantia, impreterível, do direito constitucional de nossa gente de ter acesso a um serviço melhor do que tem hoje. Eis um novo compromisso!