Ao preencherem a declaração do Imposto de Renda (IR), os contribuintes têm a oportunidade única de destinar até 6% do imposto para o financiamento de projetos e serviços sociais que auxiliam crianças, adolescentes e idosos do município. Desse total, até 3% do imposto pode ir pro Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e até 3%, pro Fundo Municipal do Idoso (FMI).
Desempenhando o papel de secretário municipal de Gabinete, pude contribuir significativamente para destravar projetos e superar burocracias, resultando na liberação de mais de R$ 3 milhões para esses fundos no exercício deste ano.
Novos projetos e recursos virão. E essa iniciativa possibilitou ampliar os valores disponíveis e beneficiar um número maior de entidades, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e para a criação de ações de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. No total, mais de 40 projetos da cidade foram inscritos.
Mas a ação do governo municipal pode ser ampliada, e muito. Até 31 de maio, os fundos estão abertos para receberem doações tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas.
Ao se informarem sobre essa possibilidade e contribuírem, os indivíduos têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas que precisam de apoio e assistência.
Cada doação representa um gesto de solidariedade e comprometimento com o bem-estar social de nossa comunidade. Betim precisa de união e consciência entre entidades, governo e cidadãos. O projeto Destinação Legal, promovido nesta semana pela prefeitura e pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim, a Associação dos Contadores de Betim e a Câmara, orientou de forma objetiva como se fazer isso!