COESÃO POLÍTICA

União para o rumo certo

O momento atual consolida alianças, fortalece parcerias e, acima de tudo, mostra que a política pode ser um campo de ação coletiva em prol de um bem comum

Por Heron Guimarães

Publicado em 19 de julho de 2024 | 02:29

 
 
A união oferece uma bússola eficiente, que traz pluralidade de pensamentos e experiências necessárias para abordar desafios de maneira  integrada A união oferece uma bússola eficiente, que traz pluralidade de pensamentos e experiências necessárias para abordar desafios de maneira integrada Foto: Rawpixel Ltd.
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas

Está bem próximo. Amanhã, a partir das oito da manhã, a política da cidade escreve mais uma página fundamental na história de Betim. Um grande grupo de partidos, liderados pelo União Brasil, realizará sua convenção em torno da manutenção do projeto de desenvolvimento implantado na cidade, em 2017, pelo prefeito Vittorio Medioli. Em um cenário político frequentemente marcado por divisões e discordâncias, as agremiações se agrupam para seguir o mesmo caminho. 

E a importância dessa união, que começa a ser desenhada neste sábado, deve ser valorizada. Em uma sociedade submetida a polarizações e de extremos que extrapolam discussões de ideias e propostas, a busca por harmonia e o encontro de pontos em comum entre diferentes é fundamental. Apesar de ter distintas ideologias, essa base de partidos demonstra que é possível colocar os interesses da população acima de tudo. 

O movimento de coesão política reflete um desejo coletivo de avançar, de superar barreiras e de criar soluções conjuntas para os problemas que enfrentamos juntos. A união oferece uma bússola moral e eficiente, que, na prática, traz pluralidade de pensamentos e experiências necessárias para abordar desafios de maneira holística e integrada. 

O momento atual consolida alianças, fortalece parcerias e, acima de tudo, mostra que a política pode ser um campo de ação coletiva em prol de um bem comum, demonstrando também sinais de maturidade política e compromisso com os interesses supremos da cidade. 

Em Betim, mostra-se que a capacidade de dialogar, negociar e encontrar soluções de forma republicana e harmoniosa é o que sustenta uma democracia vibrante e resiliente. Enquanto nos preparamos para as convenções, lembremos que a união deve ir além de discursos, materializando-se em ações concretas. 

A população espera resultados tangíveis, que melhorem suas vidas e tragam esperança para o futuro. Isso também se reflete nas eleições. É momento de renovar nosso compromisso com os valores de justiça, igualdade e progresso, além de lutar pelo legado de um prefeito que doou a vida para livrar Betim da bancarrota. 

Sabemos agora que, quando nos unimos em torno de um objetivo comum, somos capazes de realizar grandes feitos e de construir um amanhã melhor, sobretudo para os mais carentes. Tenho a absoluta certeza de que o atual momento pede muito mais que discursos vazios e propostas demasiadas. Precisamos de foco, responsabilidade e honestidade, as nossas bandeiras para conduzir esse exército do bem que começa a se enfileirar. Em pé, à ordem e em frente!