AVANÇO

Uma justa homenagem

Os números da educação em Betim nos últimos anos impressionam; por isso, é justo reconhecer o trabalho dedicado dos profisisionais da área

Por Heron Guimarães

Publicado em 05 de julho de 2024 | 03:50

 
 
Melhorias diversas realizadas pela atual gestão subiram o nível da educação em Betim Melhorias diversas realizadas pela atual gestão subiram o nível da educação em Betim Foto: Chat GPT
Heron Guimarães
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Heron Guimarães Heron Guimarães
aspas
normal

Certa vez, ouvi que todo ser humano possui duas capacidades essenciais que devem ser cultivadas: a de lutar pelo que deseja e a de agradecer pelo que conquistou. Concordo plenamente!
A gratidão certamente promove uma perspectiva mais positiva em nossas vidas. Reconhecer o que as pessoas fazem pelo nosso bem-estar nos traz saúde e sabedoria.

Nesse sentido, os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), movidos pelo sentimento de gratidão e pelo desejo de expressá-lo da forma mais ampla e organizada, junto com outros amigos da pasta, lotaram o auditório da Prefeitura de Betim na noite da última quinta-feira (4).

Presenciei servidores emocionados que, com carinho, compartilhavam com o prefeito Vittorio Medioli conquistas pessoais possibilitadas pelas melhorias na carreira, além da satisfação de verem o que antes parecia uma utopia se tornar realidade.

Os números impressionam: 42 mil alunos do 1° ao 9° ano receberam investimentos para recomposição de aprendizagem, manutenção e expansão da entrega do Kit Escolar pra toda a rede, aquisição de quase 50 mil livros de literatura e de 12 novos ônibus escolares, bem como o monitoramento com câmeras para garantir mais segurança nas escolas. Além disso, foram construídas 26 novas creches, tendo 13 delas já sido entregues. Outras seis serão concluídas até agosto deste ano.

E não para por aí: a cidade terá dez novas escolas de ensino integral (cinco delas já estão em construção), diversas ampliações foram realizadas; novas quadras esportivas, inauguradas, e inúmeras formações para a categoria, oferecidas.

No que diz respeito aos salários, em 2024 foi finalizado o processo de isonomia de professores e pedagogos, antecipando os reajustes salariais previstos para 2027. Houve também progressão da jornada de trabalho com adequação salarial, reajustes salariais, garantia de paridade salarial para aposentados e flexibilidade da carga horária pra professores infantis. Muitos avanços foram citados, mas não todos, pois esta coluna não comportaria tudo.

O projeto que defendemos vai além de política. A manutenção de um legado educacional como esse em nossa cidade tem um peso e uma responsabilidade enormes.

Essa justa homenagem foi uma forma de expressar meu profundo agradecimento e reconhecimento ao trabalho árduo e dedicado à educação. Que sigamos em frente, sempre com a perspectiva de lutar pelo que desejamos e com a capacidade de agradecer por tudo que conquistamos.