OUTUBRO ROSA

Estilo de vida e prevenção do câncer de mama

Até 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a mudança do estilo de vida, que envolve atitudes como praticar atividade física e se alimentar bem

Por Ana Maria Reimer


Publicado em 06 de outubro de 2025 | 19:45
 
 
Doutora Ana Maria Reimer reforça que 'o Outubro Rosa não deve ser visto como apenas uma campanha de rastreamento, mas como um grande chamado para mudanças de estilo de vida sustentáveis'

O Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que é a neoplasia maligna mais incidente entre as mulheres brasileiras. Embora a mamografia seja o principal exame de rastreamento, indicado para a partir de 40 anos anualmente, pesquisas evidenciam cada vez mais o papel decisivo do estilo de vida no risco de desenvolvimento da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2023 e 2025, a estimativa é de cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil, representando aproximadamente 30% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.

Porém, até 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a mudança do estilo de vida. Ou seja, quase um em cada três casos de câncer de mama poderia ser evitado com hábitos saudáveis ao longo da vida.

A prática regular de atividade física — ao menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos e três treinos de resistência semanais — auxilia no equilíbrio hormonal, no controle do peso e na redução da resistência à insulina.

A alimentação também exerce impacto fundamental. Dietas ricas em frutas, verduras, legumes e grãos integrais protegem o organismo, enquanto o consumo frequente de ultraprocessados, carnes industrializadas, gorduras saturadas e açúcar deve ser desencorajado.

Não existe consumo seguro de álcool quando o assunto é câncer de mama.

Somam-se a isso a necessidade de abandonar o tabagismo, a busca por um sono de qualidade e estratégias de manejo do estresse, como meditação, leitura e atividades de lazer.

O Outubro Rosa não deve ser visto como apenas uma campanha de rastreamento, mas como um grande chamado para mudanças de estilo de vida sustentáveis.

Cuidar da saúde diariamente é, acima de tudo, um ato de responsabilidade consigo mesma e com os que você mais ama.

Quem se cuida vive mais.

Quem entra muito no sacolão pisa pouco na farmácia.

 

@draanamariareimer

CRMMG 48892 RQE 36289