ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Apaixonada por culinária, médica Ana Maria Reimer compartilha receita de pão de cebola low carb

Preparação com farinha de amêndoa e linhaça é uma alternativa prática para quem busca reduzir o consumo de carboidratos e não quer abrir mão do sabor

Por Ana Maria Reimer

Publicado em 22 de junho de 2026 | 20:37

 
 
Pão de cebola pode ser assado na Air Fryer em apenas 13 minutos Pão de cebola pode ser assado na Air Fryer em apenas 13 minutos Foto: Ana Maria Reimer/Divulgação

Hoje, o texto não é bem um texto. Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu amo cozinhar e é uma terapia para mim.

Por dois anos consecutivos, eu adotei o estilo de vida low carb (alimentos com baixo índice de carboidratos), muito indicado para pacientes com diabetes e resistência insulínica.

Durante esses anos, eu me dediquei a criar receitas low carb, mas que fossem também saborosas e nutritivas.

Hoje quero compartilhar com vocês um pão que é um grande sucesso aqui em casa. Até meus filhos, que são crianças, amam.

Pão de cebola low carb:

-  1 ovo
-  40 g cebola
 - 1 colher (de sopa) de azeite extra-virgem
 - 1 colher (de sopa) de creme de leite (uso das marcas Formosa ou Nestlé, em lata)
- 1/2 colher (de café) de sal 

Bata bem no mixer. Após isso, junte: 

-  6 colheres (de sopa) de farinha de amêndoa
- 1 colher (de sopa) de farinha de linhaça dourada 

Observação: se você trocar as farinhas pelas de trigo e/ou de aveia, o pão deixará de ser lowcarb. E, assim, eu não testei para saber informar as proporções.

Bata bem até a massa ficar homogênea.

Leve a massa para uma bacia e acrescente:

-  25g de muçarela ralada
 - 1/2 colher (de café) de fermento 

Misture com a colher, distribua em cinco forminhas de cupcake untadas com azeite, salpique gergelim por cima e leve para assar por 13 minutos a 160 graus na Air Fryer ou em forno convencional já pré-aquecido por cerca de 20 minutos a 180 graus.

Aí é só desenformar e comer quentinho.

Ele vai bem puro ou recheado com requeijão, ovos mexidos ou cream cheese.

Espero que gostem. Quem fizer me marque no Instagram @draanamariareimer. Vou amar repostar vocês.

Lembrando que quem entra muito no sacolão pisa pouco na farmácia.