EMPREENDEDORISMO

O que as empreendedoras devem esperar da Black Friday desse ano?

Para atrair o público, não basta somente oferecer descontos: é preciso entregar confiança, atendimento humanizado e propósito

Por Shirlei Miranda

Publicado em 28 de outubro de 2025 | 13:44

 
 
Black Friday deve movimentar bilhões Black Friday deve movimentar bilhões Foto: Unsplash / Reprodução
Shirlei Miranda
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas

Nos últimos anos, a Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.

Somente neste ano, a expectativa é que a semana oficial do evento movimente R$ 13,6 bilhões, representando um crescimento de 16,5% em relação a 2024.

Mas não são somente os números que mudam a cada edição. Todos os anos o comportamento do consumidor evolui e a economia se transforma.

Este ano, os sinais da economia indicam um cenário otimista e com tendência para o consumo.

Contudo, você deverá estar atenta às mudanças no perfil do consumidor, que tende a ser mais atento, mais exigente e menos impulsivo nas compras.

Afinal, após enfrentar períodos de instabilidade econômica e de endividamento elevado, o brasileiro aprendeu a comparar preços, pesquisar antes de comprar e a valorizar a experiência.

Isso significa que, para atrair o público, não basta somente oferecer descontos: é preciso entregar confiança, atendimento humanizado e propósito.

Como empreendedora, sei que essa é uma tarefa difícil em períodos como a Black Friday, quando a demanda está alta demais e sua loja nem consegue atender todo mundo direito, quanto mais entregar uma experiência diferenciada.

E é aqui que mora o segredo para essa estratégia funcionar: você deve começá-la a colocar em prática bem antes da semana do dia 28 de novembro!

Na verdade, você deve dar início a esse processo agora mesmo, ajustando suas estratégias de marketing aos valores da sua marca e ao tom de voz desejado por seu público-alvo.

Além disso, aposte em estratégias de pós-venda, como brindes com significado, mensagens personalizadas e outras experiências que gerem uma lembrança positiva.

O importante é mostrar para o seu cliente que aquele dinheiro foi investido com propósito — seja de comprar de uma marca local ou apoiar negócios conduzidos por mulheres.

Enfim, este ano a Black Friday promete bons resultados para quem unir estratégia, propósito e cuidado. Vai deixar essa oportunidade passar?