OPORTUNIDADES E DESAFIOS

Como se preparar para vender muito nas festas de fim de ano?

Período valioso no comércio, fim de ano exige planejamento e estratégia de mulheres empreendedoras para que garantam boas vendas e deem conta de tudo

Por Shirlei Miranda

Publicado em 03 de dezembro de 2025 | 18:49

 
 
Para datas como o Natal, o estoque de lojistas precisa ser reforçado, as campanhas devem estar prontas, e a equipe, organizada Para datas como o Natal, o estoque de lojistas precisa ser reforçado, as campanhas devem estar prontas, e a equipe, organizada Foto: Reprodução Unsplash
Shirlei Miranda
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas

O fim de ano é um período valioso para o comércio: as pessoas compram mais, buscam presentes e estão dispostas a investir em produtos e serviços que tornem as festas mais especiais. 

Em 2024, por exemplo, o varejo teve alta de 12,2% nas vendas, quando comparadas ao mesmo período de 2023, segundo um levantamento da operadora de cartões Visa.

Mas, com as oportunidades, vêm os desafios. O ritmo cresce, o estoque precisa ser reforçado, as campanhas precisam estar prontas, a equipe deve estar organizada, entre muitas outras tarefas.

Para nós, mulheres, essa fase costuma ser ainda mais intensa. Além das demandas do negócio, acumulamos a organização da casa, da família, das confraternizações e das férias dos pequenos… Tudo enquanto lidamos com o cansaço acumulado ao longo do ano.

Eu já passei por isso. Já encerrei dezembro no limite, tentando conciliar todos os papéis ao mesmo tempo. 

Isso ocorreu pelo menos até eu perceber que, para vender mais e manter o negócio saudável, eu precisava de uma estratégia baseada em planejamento inteligente, autocuidado e priorização.

Então, aqui vai um guia para lhe ajudar:

Comece revisando o que funcionou (e o que não funcionou): antes de pensar em novas campanhas, analise os dados, identificando as ações que deram retorno, o que gerou prejuízo e os produtos mais vendidos. Esse reajuste de rota é essencial para garantir bons resultados nesta reta final.

Crie ofertas que façam sentido para seu público: não são só os descontos que aumentam as vendas! Kits de presentes, brindes, pagamentos facilitados, entrega rápida e atendimento humanizado podem ser mais decisivos do que cortar preços.

Capriche no marketing: invista em uma comunicação clara, humana e constante. Mostre quem você é, no que acredita e reforce o clima festivo. O cliente compra mais quando se sente próximo da marca.

Prepare o estoque e a logística: revise os materiais, as embalagens, a quantidade mínima de estoque, o prazo de fornecedores e as estratégias de entrega. Esteja preparada para o aumento no ritmo de vendas antes mesmo de os pedidos chegarem!

Organize sua rotina: o fim de ano é acelerado, e, com tantas tarefas extras, você pode acabar se perdendo. Para evitar isso, organize seu dia, defina as prioridades, estabeleça horários de atendimento e mantenha o foco enquanto estiver trabalhando.

Não podemos nos esquecer de outra etapa fundamental: delegue tarefas, seja no negócio ou em casa!

Sei que nem sempre é fácil repassar o bastão para outras pessoas, mas dar conta de tudo é extremamente cansativo e ainda pode te impedir de alcançar os resultados desejados.

Então, delegue o que puder:

No negócio: conte com o suporte de funcionários, estagiários ou até de ferramentas digitais;

Em casa: divida as tarefas com os filhos e o marido ou contrate alguém para lhe ajudar nesse período.

Empreender no fim de ano é intenso, mas não precisa ser sinônimo de esgotamento. Para isso, você precisa aprender a respeitar seus limites, priorizar o autocuidado e comemorar cada pequena vitória. 

Desejo que essas dicas lhe ajudem a se planejar e que as festas de fim de ano tragam não só boas vendas, mas leveza, propósito e a certeza de que você está construindo algo grande.

Feliz Natal e uma ótima virada de ano a todas!