Não é novidade que empreender não é para qualquer um, mas, quando você é mulher, infelizmente, os obstáculos se multiplicam, sobretudo pela dupla (ou até tripla) jornada, pela falta de oportunidades, por questões emocionais, pela dificuldade de acesso à informação e por outros fatores, conforme foi apontado na pesquisa “Empreendedorismo Feminino 2022”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi com o objetivo de enfrentar essas dificuldades juntas que surgiram em Betim movimentos fortes de mulheres que buscam crescer no mercado e superar os desafios do empreendedorismo feminino.
Diferentemente dos tradicionais, esses grupos têm uma abordagem mais humana e acolhedora. Em vez de focar apenas os aspectos profissionais, eles reconhecem que as mulheres precisam de espaços onde possam ser acolhidas em suas complexidades.
Entre essas iniciativas que se destacam na cidade estão as chamadas Resiliência Empreendedora, Soul Mulher Network e Impulsionar. Cada um desses grupos desenvolve uma abordagem própria para conectar mulheres empreendedoras, criando oportunidades de troca de experiências e construção de parcerias.
A Câmara Dirigentes Lojistas (CDL) Mulher de Betim, da qual já fui presidente por um tempo e que hoje é chamada de Mulheres que Constroem o Varejo, também oferece iniciativas voltadas para o empreendedorismo feminino, ampliando as opções disponíveis para as mulheres da cidade que buscam crescimento profissional e pessoal.
Os encontros desses grupos geralmente combinam palestras inspiradoras, rodas de conversa, apresentações de negócios e momentos de celebração, criando experiências completas que vão muito além do networking tradicional.
Desse modo, ao criar espaços onde mulheres podem compartilhar experiências, dores e conquistas, esses grupos constroem uma rede de apoio que impacta todas as áreas da vida. O ambiente promove uma transformação de dentro para fora.
Hoje, em um cenário onde o empreendedorismo feminino cresce, mas ainda enfrenta desafios, essas iniciativas locais demonstram que a união realmente faz a força.