Com apenas 21 anos, a cantora Ana Castela já começou a sofrer com o preconceito etário que afeta tantas mulheres. Isso aconteceu quando a jovem decidiu mostrar aos seus seguidores uma nova tatuagem no braço — mas, em vez de focarem na tatuagem, muitos deixaram comentários negativos sobre sua aparência.
Em vez de se concentrarem no desenho, os seguidores optaram por expor suas opiniões, dizendo que a cantora estava muito diferente e até mesmo “acabada”. Vale lembrar: Ana Castela tem apenas 21 anos!
Se uma jovem no início da vida adulta já recebe esse tipo de comentário, imagine as mulheres mais maduras?
A verdade é que o preconceito etário afeta as mulheres em todas as fases da vida — seja quando somos "jovens demais para sermos levadas a sério" ou "velhas demais para começar alguma coisa".
Enquanto homens que decidem recomeçar por meio do empreendedorismo são vistos como corajosos, as mulheres, muitas vezes, são encaradas como "velhas demais para gerenciar um negócio".
Calma, não estou dizendo que empreender é um desafio exclusivo das mulheres. Estar à frente de um negócio é difícil para qualquer pessoa. No entanto, é inegável que enfrentamos obstáculos adicionais.
Além do preconceito etário, há também as questões de gênero — nas quais a sociedade ainda tende a não enxergar mulheres em posições de liderança.
Em um país onde 64% das mulheres com mais de 50 anos têm dificuldade em encontrar emprego, o empreendedorismo acaba sendo a única opção para muitas.
Mas, independentemente do que digam, quero que você saiba: não existe idade certa para começar o seu próprio negócio!
Não importa se você já passou dos 50, chegou aos 60 ou até aos 70 anos. Se há energia e vontade para empreender, faça isso!
E saiba que você não está sozinha. Segundo um levantamento do Sebrae, 67% das mulheres empreendedoras têm entre 35 e 64 anos.
Isso apenas reforça o que sempre defendo: existe uma comunidade pronta para te apoiar nessa nova fase. Vamos nos unir cada vez mais e permitir que outras mulheres se tornem empreendedoras, fortes e independentes!