Quando as máquinas surgiram, os operários achavam que a mão de obra humana não seria mais necessária e que todos ficariam sem emprego.
Mas isso só aconteceu com aqueles que foram contra a revolução. Para aqueles que se prepararam, essa foi uma oportunidade de conquistar melhores oportunidades de emprego.
O mesmo vai acontecer no empreendedorismo: as empreendedoras que não incluírem a IA e a automação em sua rotina poderão ficar para trás.
E o fenômeno já começou. Afinal, uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 44% dos pequenos empreendedores brasileiros já usam Inteligência Artificial (IA). Além disso, o levantamento mostrou que 65% das empresas de pequeno porte (EPP) afirmam ter feito o uso da Inteligência Artificial.
De acordo com a pesquisa, entre as ferramentas mais usadas estão as de IA de textos generativos (51%); as digitais de geração de imagem (44%); os chatbots com robôs no WhatsApp (41%); e os chatbots de vendas (30%).
Essas ferramentas conseguem otimizar a rotina dos empreendedores, executando tarefas que consomem tempo, como fechamento do caixa, atendimento ao cliente ou gerenciamento de estoque.
Essas horas a mais podem ser direcionadas para atividades mais estratégicas, como negociações com fornecedores, criação de campanhas, reuniões e muitas outras.
Além disso, isso também significa mais tempo livre para você cuidar da sua família e de si mesma ao fim do dia.
Como uma empreendedora que já abraça as ferramentas tecnológicas, afirmo que a IA e a automação não são uma ameaça, mas uma oportunidade para seu negócio crescer e sua qualidade de vida aumentar.
Dúvida? Então, faça um teste: identifique qual atividade mais consome tempo em sua rotina e implemente uma ferramenta de automação. Depois, conte-me os resultados obtidos!