CONEXÃO

Entre a vida real e a digital: o desafio de se posicionar como empreendedora

Posicionamento digital faz diferença para o sucesso de muitas marcas; Shirlei Miranda frisa que objetivo vai além de vender: agrega valor à rotina do cliente

Por Shirlei Miranda

Publicado em 29 de setembro de 2025 | 21:31

 
 
Posicionamento digital pode aumentar a visibilidade da marca, gerar confiança e credibilidade, levando à fidelização de mais clientes e a um maior número de vendas Posicionamento digital pode aumentar a visibilidade da marca, gerar confiança e credibilidade, levando à fidelização de mais clientes e a um maior número de vendas Foto: Vitaly Gariev/Unsplash
Shirlei Miranda
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
aspas

Uma coisa que aprendi ao longo da minha carreira como empreendedora é que pessoas se conectam com pessoas — e isso também se aplica às relações entre clientes e empresas.

A Lu, do Magalu, é um exemplo clássico: criada em 2003, ela se tornou um sucesso entre os clientes. O que era para ser somente uma assistente virtual se transformou em uma influenciadora digital virtual que possui até sua própria conta no Instagram.

Após esse sucesso, muitos empreendedores começaram a pensar: se uma personagem digital conseguiu gerar essa conexão, imagine pessoas reais? Ou, melhor, nós mesmos?

A partir disso, vários donos de empresas começaram a se expor para seu público, deixando que o mundo conhecesse o rosto por trás daquela marca.

Eles se posicionaram como responsáveis por seus produtos e especialistas em suas áreas, mostrando que não queriam somente vender, mas agregar valor para a rotina dos seus clientes.

Esse posicionamento digital fez toda a diferença para o sucesso de muitas marcas e também vai fazer para a sua. Afinal, aumenta a visibilidade, gera confiança e credibilidade, levando à fidelização de mais clientes e a um maior número de vendas.

Tenho que assumir que estar presente no mundo digital não é uma tarefa fácil e demanda bastante tempo. Para as mulheres, mães e empreendedoras, significa mais uma tarefa em meio a uma rotina corrida.

E claro: significa também se expor diante de milhares de pessoas e encarar críticas e comentários.

Mas, atualmente, esse é um passo que não dá para pular. O posicionamento digital é indispensável para fazer sua marca decolar.

Então, ao invés de continuar se escondendo atrás da sua logo, mostre seu rosto. Conecte-se com os seus seguidores. Crie uma comunidade própria, com o nome da sua marca e com objetivos que vão além de vender mais produtos.

Coloque sua cara a tapa e veja sua empresa decolar. Você aceita esse desafio?